NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.06.17 - 16h20

Maria da Penha destaca importância do Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Farmacêutica, que deu nome à Lei nº 11.340, foi recebida pelo prefeito Geraldo Julio e elogiou as ações da Prefeitura no enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Mercês Pontes Cunha recebeu nesta segunda-feira (5) uma visita muito especial. A farmacêutica cearense Maria da Penha, que deu nome à Lei nº 11.340, que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, conheceu de perto a unidade de saúde. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, apresentou as instalações do hospital e falou um pouco sobre o trabalho que é realizado lá, como as ações do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência - Sony Santos.

“É um orgulho para a nossa cidade receber Maria da Penha aqui. Ela que é um símbolo e que tem uma história de vida que fez mudar no Brasil a concepção, não só em relação à Lei, mas de cultura da população brasileira. Estamos lutando para mudar a cultura do machismo no Brasil e a Prefeitura do Recife vem fazendo sua parte, com o “Maria da Penha vai à Escola”, as campanhas de enfrentamento à violência contra mulher, o empoderamento financeiro das mulheres e poderem denunciar os casos de abuso e violência que ocorrem”, destacou Geraldo. “Aqui não é um hospital que faz cirurgias, exames e partos, apenas. Aqui se faz isso tudo com humanização e um trabalho completo, com a sensibilidade que é preciso”, acrescentou Geraldo.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência - Sony Santos oferece atendimento multiprofissional para mulheres agredidas, seja física, sexual ou psicologicamente. O Centro também permite o registro online do boletim de ocorrência, se assim a mulher desejar, bem como a perícia do exame de corpo de delito. Desde a sua inauguração, em maio do ano passado, foram realizados 669 atendimentos (212 de primeira vez, 434 de retorno e 23 perícias). A visita foi acompanhada pelos secretários Jaílson Correia (Saúde), Cida Pedrosa (Mulher) e Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos).

Maria da Penha ressaltou a estrutura e as atividades desenvolvidas no Hospital da Mulher, dizendo que o local deve servir de exemplo para todas as cidades do Brasil. “Estou muito feliz em conhecer este Hospital. Desconheço, por onde eu já fui, um equipamento como este. E a gente só tem a noção quando conhece de perto. Aqui a gente percebe a valorização que foi dada pela Prefeitura à saúde da mulher de uma maneira geral”, elogiou.

Maria da Penha Maia Fernandes, cearense, 71 anos, lutou anos para que seu ex-marido viesse a ser condenado. Ele tentou matá-la por duas vezes, em 1983. Penha ficou paraplégica. O agressor só foi condenado quase vinte anos depois. Em agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições em agressões contra a mulher, quando ocorridas em ambiente doméstico ou familiar.

MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA - Lançada em maio de 2014, a ação tem como objetivo a desconstrução das desigualdades de gênero e enfrentamento aos preconceitos de raça, orientação sexual e contra pessoas com deficiência no âmbito da comunidade escolar, buscando mudanças de comportamentos e valores. A atividade é realizada através de oficinas educativas com os estudantes do 5° ao 9° ano. Ao final de três encontros, os alunos e alunas produzem peças de teatro, musicais, cordéis, vídeos ou livros sobre os temas debatidos e apresentam à comunidade escolar. Desde 2014,  o projeto já passou por mais de 100 escolas e contemplou mais de 5 mil alunos.

CENTRO SONY SANTOS – Por meio da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, considerada uma prioridade, a Prefeitura do Recife planejou a implantação de um Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência, no Hospital da Mulher do Recife, através de um modelo de assistência humanizado e inovador.

Inaugurado em 14 de julho de 2016, o Centro funciona anexo ao HMR, 24 horas por dia; com equipe multiprofissional, composta por médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e médico legista. Interligado à Delegacia da Mulher, proporciona conforto, segurança e sigilo para que a mulher possa formalizar seu Boletim de Ocorrência, de forma online.  O Sony Santos conta ainda com o médico legista, realizando perícias sexológica e traumatológica.

BALANÇO HMR – Desde quando foi inaugurado, em maio de 2016, o Hospital da Mulher do Recife Mercês Pontes Cunha atendeu a 303.100 usuárias, totalizando 71.362 consultas e 215.053 exames. Na unidade, foram realizados 3.139 partos (sendo 2.358 normais e 781 cesáreas), 1.594 cirurgias e 15.120 atendimentos de emergência.