Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 05.06.17 - 19h28

PCR e Governo de Pernambuco firmam parceria e lançam Pesquisa de Origem e Destino da RMR

A pesquisa metropolitana será aplicada pelo Instituto Pelópidas Silveira, órgão de planejamento da Prefeitura do Recife

 

Na manhã de hoje (05), a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades, lançaram a Pesquisa Origem-Destino da Região Metropolitana. O evento contou com representantes dos 14 municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), que aconteceu no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas). A parceria firmada estabelece que a pesquisa será aplicada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão de estudos, projetos e pesquisas urbanísticas ligado à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife.

As explanações sobre a pesquisa metropolitana foram feitas pelo diretor executivo de Planejamento da Mobilidade do ICPS, Sideney Schneirer, e pelo engenheiro e professor Maurício Pina. “Realizamos a Pesquisa Origem-Destino do Recife em 2016 e apresentamos os resultados que são parte fundamental para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da nossa capital, que deverá ser finalizado no final deste ano. Criamos a metodologia e as soluções tecnológicas necessárias para aplicação da pesquisa. Agora, a nossa ferramenta será usada para auxiliar na atualização da base de dados que a Secretaria das Cidades precisa para criar políticas públicas também voltadas para a mobilidade, só que agora para a Região Metropolitana”, explica Schneirer. Alpem disso, o ICPS auxiliará os demais municípios da RMR a elaborar seus Planos de Mobilidade Urbana, uma vez que esta é a elaboração do plano é uma exigência da Lei da Política Nacional da Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012). 

De acordo com o secretário das Cidades, Francisco Papaléo, a Lei Federal da Política Nacional da Mobilidade Urbana determina que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes, ou que façam parte da RMR, devem elaborar o Plano de Mobilidade Urbana (PMU). “É preciso destacar a parceria do Governo de Pernambuco, através da Secid, com o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, ligado à Prefeitura do Recife. A realização dessa pesquisa é um anseio de quem trabalha na área de transporte, devido à sua importância para a obtenção de dados imprescindíveis para o planejamento da área de mobilidade na RMR”, disse, acrescentando que, ao final da pesquisa, os municípios terão cerca de 60% dos seus planos de mobilidade. “E destacamos que o município que não entregar o PMU até abril de 2018 ficará impossibilitado de receber os recursos orçamentários do Governo Federal destinados à mobilidade urbana”, explica Papaléo.

 

Base de dados

O diretor executivo de Planejamento da Mobilidade do ICPS, Sideney Schreiner, informa que no caderno de referência para elaboração do PMU, um dos primeiros requisitos técnicos é a existência de uma base de dados que represente, com a fidelidade e atualidade necessárias, as condições socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade da cidade que se pretende estudar, com destaque para o quesito ‘mobilidade urbana’.

“Normalmente, as condições de mobilidade vigentes na época do estudo são conhecidas a partir de uma Pesquisa de Origem/Destino, que é a mais importante ferramenta de coleta de informações a respeito das necessidades de mobilidade da população”, diz. “Ela também representa a diretriz fundamental para a reorganização de linhas de ônibus, implantação de faixas exclusivas de ônibus, estudos de expansão do metrô, implantação de ciclovias e ciclofaixas, recuperação de calçadas e mudanças na circulação do tráfego urbano”, acrescenta Schreiner.

O professor Maurício Pina, que coordenou a realização, em 1997, da última Pesquisa de Origem e Destino na RMR, destaca a importância do evento. "Uma pesquisa dessa natureza possibilita o conhecimento detalhado das características dos deslocamentos e permite, ainda, a obtenção das matrizes de origem e destino por modo de transporte utilizado, além da correlação entre as viagens realizadas e aspectos socioeconômicas da população. É um requisito fundamental para o desenvolvimento do PCU”, ressalta.

 

Presenças

Participaram do evento o prefeito de Itapissuma, José Tenório – mais conhecido como Zé de Irmã Teca; o prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José; o secretário de Transporte e Trânsito de Olinda, Gustavo Alves; a superintendente de Transporte de Jaboatão dos Guararapes, Adriana Marinho; o representante do departamento de Trânsito e da Secretaria de Defesa Comunitária e Mobilidade Urbana de São Lourenço da Mata, Joselino Jorge dos Santos e Fernando de Moura Fontes; o procurador do município de Moreno, Márcio Raphael Santos Lamoia; o assessor da presidência da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito de Ipojuca (AMTTTrans), Ronaldo Ferreira dos Anjos; e o diretor de Transportes do Município do Paulista, Alessandro Rodrigues.