Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.06.17 - 15h49

Vacinação contra gripe vai até esta sexta-feira (9)

A capital pernambucana acompanha decisão do Estado de só vacinar público prioritário até atingir a meta, condicionando a ampliação à chegada de novas doses do MS

 

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza termina nesta sexta-feira (9). Até esta data, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife seguirá a orientação da Secretaria Estadual de Saúde de atingir a meta de 90% do grupo prioritário. A campanha na capital pernambucana já aplicou, de acordo com números da tarde desta segunda-feira (5), 259.051 doses, representando 71,87% do público total.

Na última sexta-feira (2), o Ministério da Saúde decidiu ampliar a oferta da vacina contra gripe para toda a população. No sábado (3), no entanto, o Governo de Pernambuco condicionou a ampliação à chegada de novas doses. 

O público-alvo é formado por crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, mulheres que tenham realizo parto há menos de 45 dias, idosos acima de 60 anos, além de doentes crônicos (com prescrição médica), profissionais de saúde, indígenas e professores dos ensinos básico e superior. No Recife, o grupo de crianças entre seis meses e quatro anos de idade é o que mais preocupa, com abrangência de 55,13%. A Secretaria de Saúde do Recife alerta os responsáveis para a importância da imunização.

A vacinação pode ser feita em todas as unidades de saúde da capital. Além disso, a Secretaria de Saúde do Recife espalhou postos volantes em locais de grande circulação de pessoas. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B.

Gripe - Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. 

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e nariz.