Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 05.06.18 - 16h49

Semana do Meio Ambiente: Ação promove mutirão de limpeza e plantio no Arruda

img_alt

Alunos de uma escola Estadual Jandira Botelho plantaram mudas e conversaram com a população local sobre o descarte correto de resíduos. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através da Secretaria de Saneamento (Sesan) e da Emlurb deu o pontapé inicial à Semana Nacional do Meio Ambiente. Na manhã desta terça-feira (5), uma ação social reuniu alunos da Escola Estadual Jandira Botelho, no bairro de Campo Grande, para a realização de um mutirão de limpeza e plantio nas proximidades do canal do Arruda. A área sofre com o descarte inadequado de resíduos, causando poluição e alagamentos.

A atividade faz parte do Projeto de Fortalecimento e Capacitação das Ações de Educação Sanitária e Ambiental, que tem o objetivo de promover a sustentabilidade dos serviços de saneamento e conscientizar a população local. “A ação é de cunho educativo e traz, de forma lúdica, a importância do cuidado com o planeta. Falamos sobre a destinação correta do lixo e o combate a doenças arboviróticas”, comentou a gerente de Desenvolvimento Social da Sesan, Deborah Falcão.

O aluno do 4º ano, Matheus Ferreira, de 10 anos, falou o que está aprendendo com o projeto. “Não podemos jogar lixo no canal, temos que jogar no lixeiro”, disse o garoto, enquanto regava uma muda de Pau de Jangada. Sua colega de sala, Fabíola Raimunda da Silva, da mesma idade, concordou. “É muito legal participar disso com meus colegas. A gente aprende como cuidar das plantas e a não sujar as ruas”, contou.

A área escolhida para o mutirão passa freqüentemente por limpeza urbana e drenagem. Mas, em virtude da dificuldade de envolvimento da população, volta rapidamente a apresentar quadro de sujeira e alagamento. “Esperamos mais ações como essa para melhorar o nosso ambiente”, declarou o pedreiro José Antônio da Silva, um dos moradores que estavam presentes.

A dona de casa Tereza Cristina, que mora em frente ao canal, falou dos objetos que costuma ver dentro do rio. “As pessoas jogam de tudo: cama, colchão, sofá, garrafa... até animal morto eu já vi dentro desse canal. São muitas comunidades próximas e a gente não sabe nem de onde vem isso tudo”, lamentou a moradora.

A Semana do Meio Ambiente da PCR terá ações pela Cidade até a próxima sexta-feira (8). Além da Sesan e da Emlurb, participam do projeto a Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Limpa Brasil, grupo Geossistemas e Celpe.