Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.06.20 - 15h54

Com programa Escola do Futuro em Casa, Prefeitura do Recife promove igualdade no acesso ao ensino a distância

img_alt

A PCR também lançou uma campanha de doação de celulares para que todos os estudantes possam acompanhar as aulas remotas, que começam nesta segunda-feira (8) (Foto: Cortesia)

 

Com o intuito de garantir aos alunos da Rede de Ensino do Recife o direito de aprendizagem neste período de pandemia, a Secretaria de Educação (Seduc) criou o programa Escola do Futuro em Casa, que engloba uma série de ações para que os estudantes possam ter igualdade de acesso ao Ensino à Distância (EaD). Nesta segunda-feira (08), as primeiras dez turmas de 9o ano iniciam as aulas remotas por meio da plataforma www.rec.br/unirec, uma escola virtual que oferece cursos aos professores da rede e já é regulamentada.

Para que as aulas remotas aconteçam, os alunos precisam ter acesso a um aparelho celular com especificações mínimas, que suporte o funcionamento da plataforma, e pacote de dados. Os equipamentos estão sendo arrecadados por meio da campanha de doação de celulares Escola do Futuro em Casa, com o slogan “Doe um celular. Doe conhecimento”. As doações podem ser feitas através do programa Quero Impactar ou na própria Secretaria de Educação. Tanto pessoas físicas como jurídicas podem doar aparelhos celulares novos ou usados para os alunos que não possuem condições financeiras de ter o equipamento. 

Com os telefones em mãos, a Secretaria instala a plataforma EaD nos aparelhos e disponibiliza um chip com pacote de dados para que os estudantes possam assistir às aulas. O objetivo é beneficiar os 12.500 alunos de Anos Finais (6o ao 9o ano), mas a meta inicial são os 2.500 matriculados do 9o ano. A estratégia é que as etapas sejam em ordem decrescente, iniciando com os integrantes do 9o ano - que estão saindo da rede municipal e prestarão os vestibulares para as escolas técnicas e institutos federais - até chegar aos estudantes do 6o ano. Conforme os celulares forem sendo arrecadados, as turmas são formadas para iniciarem as aulas. Até o momento, foram arrecadados equipamentos para atender cerca de 20% das escolas do 9o ano.

“As medidas de distanciamento exigem ações na Educação dos nossos alunos. As perdas com a suspensão das aulas são irreparáveis na trajetória de cada criança. Podemos minimizar os efeitos incentivando a leitura, provendo distribuição de material pedagógico, orientando os pais, mas o mais importante estamos começando agora na Rede do Recife. Nosso programa é estruturado para promover uma educação interativa do professor com o aluno. Para isso adquirimos pacote de dados robusto para nossos estudantes. Mas muitos deles não dispõem do equipamento, ou quando têm, ou é dos pais ou o celular não tem a configuração mínima para manter essa interação. Assim, recorremos à solidariedade de todos para fazer da Escola do Futuro em Casa uma realidade”, reforçou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Os professores já participaram de cursos de tutoria para atuarem na modalidade EaD; os materiais pedagógicos com estratégias remotas de ensino e aprendizagem estão prontos no site do Escola do Futuro em Casa (http://educ.rec.br/escoladofuturoemcasa/); e a plataforma das aulas virtuais está sendo constantemente alimentada com as atividades de cada modalidade de ensino e com a inserção de Libras e leitor de tela para acessibilidade dos ambientes virtuais. Os primeiros alunos já receberam os celulares e participaram de encontros online de ambientação e acolhimento para poderem iniciar as aulas na segunda (08/06). Na prática, os estudantes do ensino regular terão três interações diárias com os professores, com intervalo de 30 minutos entre elas e os das escolas integrais terão quatro interações diárias, com o mesmo intervalo de tempo. Todos no horário do turno em que estão matriculados. O Plano de Estudo online irá compor a carga horária, que será monitorada por meio da plataforma. A aprendizagem será avaliada pela Atividade Semanal Digital, o livro didático de atividades que será entregue preenchido no retorno das aulas, além da avaliação que cada professor fará em sala de aula. No contraturno das atividades curriculares, os estudantes contarão com apoio pedagógico e sócio-emocional.

DOAÇÃO - Os celulares precisam ter especificações técnicas mínimas para que a plataforma EaD funcione adequadamente. As características mínimas são: processador de 1,5 GHz, Quad-Core; memória RAM de 2GB; armazenamento interno de 16GB; tela de 5”; conectividade 4G; e sistema operacional compatível com Android 9.0 ou superior. Além do site (https://queroimpactar.com.br/projeto/programa-escola-do-futuro-em-casa/), as pessoas podem doar os aparelhos na própria Secretaria de Educação, que fica no 4º andar do edifício sede da Prefeitura, na Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife, das 10h às 17h. Ou podem ainda solicitar transporte para buscar o equipamento, por meio dos telefones (81) 3355.9133, (81) 9.9299.9892 ou pelo e-mail doacao@educ.rec.br.