Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.06.20 - 12h10

Prefeitura do Recife ultrapassa marca de 200 leitos de UTI para pacientes com covid-19

img_alt

Prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta sexta-feira (5), a abertura de mais 52 leitos de UTI nos hospitais de campanha dos Coelhos e da rua da Aurora. Prefeitura do Recife soma 212 vagas de UTI, um crescimento de 65% sua rede para covid-19 nesta semana (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dia após anunciar a abertura de 32 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Provisório Recife (HPR) 3, na Imbiribeira, o prefeito Geraldo Julio anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), a abertura de mais 52 UTIs nos hospitais de campanha dos Coelhos e da Rua da Aurora. Com isso, no início da próxima semana, a Prefeitura do Recife chega a marca de 212 unidades de terapia intensiva ativas para atender pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 nos hospitais de campanha municipais, um aumento de 65% no número de leitos ativos em apenas três dias. A abertura foi possível após a chegada, nesta semana, de 87 respiradores adquiridos pela Prefeitura do Recife junto a um consórcio da Turquia.

O prefeito Geraldo Julio falou sobre a expansão da rede de assistência à saúde durante coletiva realizada em transmissão pela internet. “Estamos abrindo novas UTIs para atender os pacientes com covid-19. Com esse aumento, a Prefeitura do Recife, que não tinha nenhum leito de UTI antes da pandemia, chega a mais de 200 novas unidades construídas e ativadas nessas últimas semanas após a decretação da pandemia. Isso foi possível graças a uma compra de respiradores, de última geração, que fizemos na Turquia”, disse o prefeito.

Dos 1.075 leitos da Prefeitura do Recife com estrutura física pronta (sendo 334 de UTI e 741 de enfermaria). Até o início da próxima semana, a Prefeitura do Recife chegará a 864 leitos abertos, sendo 212 de UTIs. A estrutura já possibilitou mais de três mil internações, ultrapassando a marca de 1.300 altas. “Eu quero também agradecer a toda a equipe da Secretaria de Saúde, em especial aos profissionais de saúde, porque a nossa rede de hospitais de campanha está chegando a quase dez mil atendimentos. São muitas pessoas que foram salvas e voltaram para casa, e agora estão com as suas famílias. A gente vai continuar esse trabalho para salvar a vida de mais recifenses”, ressaltou Geraldo Julio. 

Os ventiladores pulmonares chegam em momento crucial para o combate à covid-19 no Recife, quando a quarentena mais rígida, cumprida até o dia 31 de maio na cidade, garantiu que houvesse tempo para a ampliação do número de UTIs, com a chegada dos equipamentos. A aquisição dos respiradores, do modelo Biyovent foi feita no início do mês de maio, numa articulação conjunta com os governos dos estados do Piauí e São Paulo, além da Prefeitura de Teresina. Cada respirador importado custou 19 mil dólares. 

“Graças aos intensos trabalhos e esforços da Prefeitura do Recife na aquisição de equipamentos médico-hospitalares, com a chegada desses respiradores digitais do consórcio turco, a gestão municipal conseguiu, em apenas três dias, aumentar em 65% o número de leitos ativos aqui nas estruturas dos nossos hospitais de campanha”, destacou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.