Recife é primeiro lugar das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e terceiro no País em índice de dados abertos
Avaliação da Open Knowledge Brasil observou os portais de 26 capitais. Capital pernambucana figurou entre as três primeiras colocações em 10 dos 15 dimensões temáticas que compõem o ranking, liderando nas áreas de Saúde e de Meio Ambiente
A cidade do Recife ficou em primeiro lugar das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e em terceiro do País no ranking do Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023, avaliação realizada pela Open Knowledge Brasil (OKBR). A iniciativa tem o objetivo de avaliar a disponibilidade e a qualidade de dados abertos nas 26 capitais brasileiras. No ranking geral, Recife figurou em 3º lugar geral, atrás apenas de São Paulo (SP) e de Belo Horizonte (MG). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (4).
O ODI Cidades observou 15 dimensões temáticas, tendo o Recife alcançado o primeiro lugar em Saúde e em Meio Ambiente. A capital pernambucana também figurou na segunda colocação nas dimensões de Educação, de Finanças Públicas, de Mobilidade e Transporte Público e de Segurança Pública. E alcançou a terceira posição nos indicadores de Administração Pública, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Esporte e Lazer, de Infraestrutura Urbana e de Ordenamento Territorial e Uso do Solo.
“Ficar em primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e em terceiro no Brasil numa avaliação desse tipo é um mérito muito grande. O Recife já vem se destacando ao longo dos anos nas avaliações de transparência e estamos no mesmo caminho no que se refere à abertura dos dados”, disse o Controlador-Geral do Recife, Ricardo Dantas.
“O resultado consegue nos direcionar para o caminho que precisamos correr atrás das bases para melhorar no futuro”, observou o diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Breno Alencar, setor responsável pelo portal de Dados Abertos.
OUTROS RECONHECIMENTOS - A cidade do Recife obteve outros reconhecimentos por parte de órgãos de controle e entidades especializadas. O resultado da OKBR é mais um dos indicadores de que a Prefeitura do Recife vem se mantendo na vanguarda no que se refere a avaliações de transparência. Nos últimos anos, a Prefeitura alcançou resultados significativos, como o selo Ouro, em 2023, no Levantamento Nacional de Transparência, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); a nota 10 na Escala Brasil Transparente, avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU); foi considerada a terceira capital mais transparente do País, segundo o Ranking Nacional da Transparência 2021-2022, dentre outros reconhecimentos.
DADOS ABERTOS NO RECIFE - Os dados abertos do Recife estão disponíveis no portal de Dados Abertos da Prefeitura (http://www.dados.recife.pe.gov.br/) e as iniciativas de inovação aberta da cidade são publicadas no portal de Inovação Aberta: https://inovacaoaberta.recife.pe.gov.br/.
É importante ressaltar que o Portal de Dados Abertos do Recife, além de fomentar a transparência e empoderamento do cidadão, é a base das iniciativas de Inovação Aberta do Recife, como o EITA!Recife, que acumula mais de 26 prêmios no Brasil e no exterior e o Hacker Cidadão, que fomenta a criação de soluções com uso de dados abertos e chega este ano na sua 11ª edição.