NOTÍCIAS

Cultura | 05.07.12 - 15h18

João da Costa entrega 10 vans para transporte inclusivo da rede municipal de ensino

Veículos vão fazer, inicialmente, o transporte escolar inclusivo de 135 alunos. Foto: Fernando Silva

Os veículos são adaptados para estudantes com deficiência físico-motora e vão atender 135 alunos inicialmente

O prefeito do Recife, João da Costa, realizou, na manhã desta quinta-feira (05), a entrega de 10 vans adaptadas para alunos especiais à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). Os veículos vão fazer, inicialmente, o transporte escolar inclusivo de 135 alunos rede municipal de ensino. Foram investidos R$ 165.515,00 na aquisição dos automóveis, que irão garantir o acesso à educação para essa parcela da população.

A gente escuta que democracia é poder votar e escolher candidatos, mas é muito mais do que isso. É onde aqueles que lutam por direitos e políticas públicas possam trabalhar para garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Hoje, estamos afirmando um direito e fazendo a inclusão social, onde antes havia a negação desse direito, porque muitas crianças especiais não podiam ir à escola. Agora elas passam a ter direito à educação e ao acesso às unidades de ensino”, disse o prefeito.

A secretária da Seel, Ivone Caetano, falou sobre a importância dessa ação, que vai beneficiar todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. “É gratificante poder entregar esse presente para a população. Muitos alunos perdiam aulas sem transporte. Incluir não é só abrir matrículas, mas também dar condições de acesso à educação”, afirmou.

Renan Diego, aluno cadeirante da rede municipal, foi levado até o local pela avó, Amália Lucas. Ele completou 13 anos hoje e pôde ouvir os parabéns de todos os presentes. “Eu tomo conta dele desde que a mãe faleceu. Sempre acordo, dou banho, comida e troco a roupa dele, antes da condução passar. Agora vai ficar melhor para ele ir até a escola”, relatou a avó.

As novas vans adaptadas são de dois tipos: um com capacidade para quatro cadeirantes, e outro que acomoda três portadores de deficiência. Elas irão substituir seis kombis e contarão com motoristas treinados em transporte escolar inclusivo, que passarão por um curso onde devem aprender como lidar com os alunos especiais e como utilizar os equipamentos dos veículos.

O ato aconteceu no pátio do edifício-sede da Prefeitura e contou com a participação de secretários, diretores e presidentes de órgãos e empresas públicas municipais, além do promotor de Justiça dos Direitos Humanos, Westey Conde, e de pais e representantes dos alunos portadores de deficiência físico-motora.