Secretaria de Educação abre inscrições para oito mil vagas em cursos profissionalizantes
São 38 especializações em 10 áreas de atuação
Por Marcos da Silva
No mundo globalizado, ter um conhecimento a mais faz a diferença na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho. E para que os cidadãos se preparem para exercer uma profissão, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), abre na segunda (9) e terça-feira (10) as inscrições para oito mil vagas em cursos profissionalizantes. A ação faz parte do Programa Recife das Oportunidades, lançado pelo prefeito João da Costa no ano passado. No total, são 38 cursos em 10 áreas de atuação: alimentação; artesanato; artes; construção civil; educação e saúde; escritório; higiene e beleza; idiomas; industrial e vestuário. Os interessados em acrescentar masi uma especialização em seus currículos, devem procurar uma escola próxima de sua resid~encia ou local de trabalho para efetuar a inscrição.
Com carga horária de 250h/a ou 450h/a, de acordo com a área escolhida, os cursos serão oferecidos em 15 unidades de ensino - distribuídas pelas seis Regiões Político-administrativas (RPAs) da Cidade – e se destinam, preferencialmente, ao público proveniente dos programas sociais da Prefeitura, como o Bolsa Escola; estudantes do 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental; jovens e adultos da Educação Básica; alunos egressos do Projovem; beneficiários do Bolsa Família e Secretária Especial da Mulher, além das comunidades circunzinhas.
Neste segundo semestre, a Prefeitura do Recife, reforça o número de vagas em cursos das áreas da cadeia produtiva e serviços, a exemplo de Turismo, Idiomas, Saúde, Garçom e Garçonete, Cuidador de Idosos. Na área industrial, as formações são em Caldeiraria, Solda Elétrica, Solda Oxiacetilênica e Solda no Processo Mig-Mag. Três turmas de requalificação profissional de NR-10 para eletricista e estudantes egressos dos cursos de Eletricidade Predial das escolas profissionalizantes Moacir de Melo Rêgo, do Vasco da Gama; Maria de Sampaio Lucena e Centro Profissionalizante Vila dos Milagres, no Ibura.
Áreas e cursos - Na área de alimentação, as especializações são em Confeitaria; Culinária; Doces e Salgados; Pastelaria; Garçom e Garçonete. No artesanato: Artigos Decorativos; Bijuteria; Decoração de Mesas e Festas; Estamparia; Grafitagem; Pintura em Tecido; Serigrafia e Tapeçaria. Nas artes, cursos de Teatro; Música e Harmonia; e oficinas de Canto Coral; Teatro; Dança Brasileira e Dança Contemporânea. Na Construção Civil: Bombeiro Hidráulico; NR-10; Eletricidade Predial e Marcenaria. Em Educação e Saúde: Cuidador de Idosos e Recepcionista na Área de Saúde. Para Escritório: Atendente Administrativo e Técnicas de Vendas. Em Higiene e Beleza: Cabeleireiro; Estética Facial; Estética Corporal; Manicure; Maquiagem e Penteado; Tranças e Penteados; Depilação. Idiomas: Inglês e Espanhol. Industrial: Caldeiraria; Serralharia; Solda Elétrica; Solda Oxiacetilênica; Solda no Processo Mig–Mag. No Vestuário: Corte e Costura. Na Construção Civil: Eletricidade Predial; Bombeiro Hidráulico e Marcenaria.
“Estamos no contexto do crescimento do mercado de trabalho no País e também no Estado por conta de eventos como a Copa das Confederações, em 2013; Copa do Mundo, em 2014 e Olimpíadas, em 2016, que exigem o preparo dos recifenses em áreas importantes como Construção Civil, Gastronomia e Serviços”, ressalta o gerente de Educação Profissionalizante da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Antônio Tadeu de Oliveira.
Por conta do grande número de pessoas interessadas em fazer um dos cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes municipais, após o processo de inscrição nas próximas segunda (9) e terça-feira (10), será realizado um sorteio público na quinta (12). A divulgação do nome dos sorteados acontece na terça (17) e os estudantes devem efetivar a matrícula na quarta (18) e quinta-feira (19). Já o início das aulas será na sexta-feira (20).
Documentos – Para a efetivação da matrícula, o sorteado deve apresentar um comprovante de residência; declaração de escolaridade; identidade e comprovante ou encaminhamento do programa social do qual participe.
Clique aqui e conheça as áreas e os cursos oferecidos.