NOTÍCIAS

Cultura | 05.07.13 - 16h26

Estande da Rede de Mulheres atrai na Fenearte

[caption id="attachment_35907" align="alignnone" width="680"] As artesãs estão bastante otimistas com a movimentação na feira. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

Uma hora depois da abertura da 14ª Fenearte, as dez mulheres da Rede Tecendo Economia Popular e Solidária, que tiveram suas peças selecionadas para exposição no estande da Secretaria da Mulher, venderam um total de quase novecentos reais. As artesãs comemoraram o resultado e estão bastante otimistas com a movimentação na feira. Com mais de cinco mil expositores, a expectativa é de que cerca de 300 mil pessoas passem pelas ruas criadas no espaço do Centro de Convenções.

Entre as visitantes do primeiro dia estava a secretária Sílvia Cordeiro para quem o "estande é uma vitrine importante para o artesanato das mulheres da Rede do Recife. Para elas a Fenearte representa ainda um grande aprendizado sobre o universo dos empreendedores. E para quem entregou-se de alma ao trabalho durante todo ano já é um sucesso!", comemorou a secretária.

As peças feitas em tecidos, miçangas, crochê, patchwork, renda, fita, linha e outras matrizes chamaram a atenção do casal de turistas vindo de Curitiba. Priscila Veloso, que é jornalista, e o namorado Terence Keller, agente cultural, não resistiram ao chamado do colorido das passadeiras, capas para net e notebook, almofadas, peças para banheiro e muito mais. "Está tudo bem bonito. Essas almofadas que envolvem o pescoço são bem práticas e difícil de achar", disse Terence.

"Quando vi o nome Secretaria da Mulher imaginei que podiam ser artigos feitos por mulheres vítimas de violência. Que bom descobrir que não é o caso. E que este espaço é resultado da mobilização e da união delas e que com estas mulheres está tudo bem", refletiu Priscila. "Não podia estar melhor", vibrou uma das artesãs, Mauriceia da Silva, depois de dar entrevista para uma rádio e uma emissora de televisão.