NOTÍCIAS

| 05.07.13 - 14h01

PCR amplia combate às drogas com 52 nomeações e reforma em Caps

[caption id="attachment_35889" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "O intuito da nossa gestão é oferecer uma janela, uma porta de saída para as pessoas que entraram nesse mundo". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura iniciou, nesta sexta-feira (5), mais uma ação para ampliar o atendimento psicológico e psiquiátrico a usuários de álcool e drogas. O prefeito Geraldo Julio nomeou de uma só vez 52 novos profissionais da área para atuar em toda a rede municipal. Em paralelo, o gestor autorizou a reforma no Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz Cerqueira, no bairro de Santo Amaro, uma referência no cuidado a jovens e adolescentes. Serão investidos R$ 130 mil na intervenção, que já começou hoje. Após a obra, o Caps passará a funcionar 24h.

Geraldo Julio vinculou as ações ao compromisso pactuado com o povo do Recife no seu programa de governo.  “A prefeitura quer oferecer às famílias o apoio para os usuários de álcool e drogas. Para isso, temos que ter estrutura. O intuito da nossa gestão é oferecer uma janela, uma porta de saída para as pessoas que entraram nesse mundo. Por isso, esse ato de hoje tem um símbolo muito grande com todas as ações que nós planejamos”, afirmou o prefeito, que em maio já havia autorizado a requalificação do Caps Professor Renê Ribeiro, em Afogados.

Todos os 52 profissionais nomeados para a rede municipal foram aprovados em concurso. São 18 terapeutas ocupacionais, 15 psicólogos, 12 assistentes sociais, 4 clínicos gerais e 3 psiquiatras. Desses, sete vão atuar no Caps Luiz Cerqueira. Mais 31 profissionais serão chamados no próximo dia 12 de julho; sendo 19 psiquiatras, 4 pediatras, 4 assistentes sociais e 1 clínico-geral. Ao fim dessas nomeações, a PCR terá convocado 80 profissionais aprovados em concurso.



“A nomeação de profissionais tem o objetivo de oferecer um tratamento melhor à população que precisa tanto. Os nossos jovens não querem as drogas e a violência. Eles querem oportunidade”, pontuou Geraldo Julio, depois de citar o Pacto Pela Vida do Recife, programa que será lançado ainda este mês com a meta de reforçar o combate às drogas.

REFORMA – A reforma no Caps Professor Luiz Cerqueira compreende a revisão da cobertura, instalação de esquadrias, pisos e instalações elétrica e hidrossanitária. Atualmente, 40 pacientes são atendidos por dia na unidade; 20 em cada turno. A unidade é focada no tratamento de adolescentes e jovens dependentes de álcool e drogas, mas também atende adultos. Mesmo com a reforma, que será concluída em 120 dias, o atendimento na unidade continuará ocorrendo.

Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia reforçou a importância de a unidade passar a atender 24h por dia. “O dependente químico não escolhe hora para utilizar o serviço de saúde. É importante que o sistema esteja funcionando para aquele momento que ele mais precisa. Então, funcionar 24h significa que o usuário vai ter condições de chegar ao serviço na hora que mais precisa”, argumentou.

AMPLIAÇÃO – Até dezembro, mais seis dos 17 Caps da rede municipal estarão funcionando 24hs. Três para tratamento de transtornos (pacientes psicóticos graves), que são o Livremente (Boa Viagem), José Carlos Souto (Torreão) e Espaço Azul (Avenida Norte); além dos equipamentos para tratamento de álcool e droga, que são o Luiz Cerqueira (Santo Amaro), CPTRA (Aflitos) e Eulâmpio Cordeiro (Cordeiro). Hoje há duas unidades 24h na rede municipal: o David Capistrano (Ipsep) e o Galdino Loreto (Barro).