NOTÍCIAS

Cultura | 05.07.13 - 18h43

Prefeito discute com vereadores ações de enfrentamento ao crack

[caption id="attachment_35936" align="alignnone" width="680"] Geraldo Julio: "Conhecer experiências que deram certo é muito importante nesse processo”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

No dia em que nomeou 52 novos profissionais para o atendimento psicológico e psiquiátrico a usuários de álcool e drogas, o prefeito Geraldo Julio se reuniu com a Frente Parlamentar de Combate ao Crack da Câmara dos Vereadores para discutir ações de prevenção e redução do uso da droga. Também participou da reunião desta sexta-feira (5), realizada na sede da PCR, o secretário de Promoção da Paz de Alagoas, Jardel Aderico, que apresentou as experiências do estado na área.

Geraldo Julio pediu a junção de esforços no combate à epidemia do crack. “O Brasil está perdendo essa luta, por isso temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance para mudar essa situação. Conhecer experiências que deram certo é muito importante nesse processo”, afirmou o gestor.

O prefeito do Recife também destacou algumas ações que já foram realizadas pelo seu governo nessa área. “Ampliamos em 53% o número de psiquiatras, em 16% a quantidade de psicólogos e em 51% o número de terapeutas ocupacionais que trabalham no atendimento aos usuários. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito”, comentou Geraldo.

Em Alagoas, o programa de assistência a usuários de drogas já atendeu dez mil pessoas em três anos. De acordo com o secretário de Promoção da Paz, a iniciativa afasta os usuários do ambiente criminoso onde acontece o consumo de drogas. “No Acolhe Alagoas conscientizamos as pessoas sobre a doença que é o vício em drogas e auxiliamos no resgate dos laços familiares”, pontuou Jardel Aderico.

Para o vereador Luiz Eustáquio, presidente da Frente, não existe uma fórmula única para combater esse mal. “No Recife temos cerca de 15 mil viciados em crack. Para resolver esse difícil problema temos que recorrer a diversas alternativas", disse. Antes de se reunir com o prefeito Geraldo Julio, a Frente Parlamentar de Combate ao Crack já havia discutido o tema com os secretários municipais Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social), Jailson Correia (Saúde) e Murilo Cavalcanti (Segurança Urbana).