NOTÍCIAS

Cultura | 05.07.13 - 13h34

Prefeitura instala radares na rota da Ciclofaixa

[caption id="attachment_35948" align="alignnone" width="680"] Dispositivo vai garantir maior segurança aos ciclistas, fiscalizando a velocidade média dos veículos que passem próximo às rotas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Até o fim do mês de julho, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, vai instalar oito equipamentos de fiscalização de velocidade em quatro vias por onde passa a Ciclofaixa. Por enquanto serão dois equipamentos em cada uma das seguintes ruas: Rui Barbosa, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita e Antônio de Góes. Além desses, outros quatro serão instalados no percurso por onde passará a terceira rota da Ciclofaixa, novidade que será lançada também até o final deste mês.

Os fotossensores vão medir a velocidade média dos veículos que passam por essas vias com a finalidade de garantir maior segurança para os  usuários da Ciclofaixa, e também da população de uma forma geral. Desde o início do seu funcionamento, em março deste ano, a Prefeitura do Recife determinou que veículos automotores respeitem a velocidade de até 40 km/h para locais por onde passa a Ciclofaixa. Com a instalação dessa tecnologia, a fiscalização dessa regra será realizada de forma ainda mais eficaz pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

As infrações variam de acordo com a velocidade que o condutor ultrapasse o Equipamento de Fiscalização de Velocidade. Os veículos que ignorarem essa norma e ultrapassarem a velocidade determinada estarão sujeitos a serem multados por excesso de velocidade. As infrações variam entre R$ 85,13 e R$ 574,62, de acordo com a velocidade registrada, além dos pontos que serão registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer começou a funcionar no dia 24 de março disponibilizando duas rotas para a população, um entretenimento diferente para pessoas de todas as idades. O trajeto já criado liga a Zona Norte à Zona Sul do Recife, tendo como ponto de convergência o Marco Zero, no Recife Antigo. Além de ser uma maneira diferente de aproveitar a cidade, a Ciclofaixa garante, ainda, o trajeto que passa por diversos pontos turísticos.

Quem sai da Zona Norte, pode observar o Mercado Público de Casa Amarela, passando pelo Sítio da Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque Treze de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Central do Artesanato, além do próprio Marco Zero. Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas.

Reforço - A pintura no chão que vai reforçar a demarcação do percurso por onde passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer será realizada até o fim de agosto. Os espaços contarão ainda com informativos, também pintados no chão, de que o equipamento funciona exclusivamente aos domingos e feriados (datas que foram determinadas pela Prefeitura), das 7h às 16h.

Confira o calendário dos feriados com Ciclofaixa:

  • Sexta-feira Santa
  • 21 de abril - Tiradentes
  • 1º de maio – Dia do Trabalhador
  • 24 de junho – São João
  • 16 de julho – Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife
  • 7 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
  • 2 de novembro - Finados
  • 15 de novembro – Proclamação da República
  • 8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição
  • 25 de dezembro – Natal