PCR promove seminário para debater a participação das mulheres no Plano Diretor
O evento será o primeiro de uma série de atividades, capitaneadas pela Secretaria da Mulher do Recife, que visam garantir a presença ativa das mulheres na discussão das diretrizes urbanísticas da cidade
Instrumento vital para o planejamento e desenvolvimento urbano, o Plano Diretor do Recife pode apresentar, pela primeira vez, uma perspectiva de gênero norteando seus princípios. Essa proposta inovadora começará a ser elaborada e discutida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Pelópidas Silveira, no seminário Donas do Pedaço: Construindo a participação das mulheres no Plano Diretor do Recife, no dia 6 de julho, das 8h às 17, no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro. O evento contará com a participação de gestores municipais, ONGs, urbanistas feministas, conselheiras da Mulher, parlamentares e lideranças de movimentos sociais que atuam na área de direito à cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: goo.gl/5Ysh77.
“Queremos preparar as mulheres para o processo de revisão do Plano Diretor, que começa ainda este ano, para que este instrumento incorpore a questão de gênero, a nossa visão de como a cidade deve ser”, explica a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. Ela acrescenta que o Donas do Pedaço é o ponto de partida de um conjunto de iniciativas pensadas pela pasta municipal em busca desse objetivo. “O seminário é o ponto de partida para entender qual será o caminho para que as mulheres tenham uma participação ativa na construção do Plano. Ainda teremos outros quatro momentos de preparação”, adianta. Ao longo do ano, serão realizadas escutas com as mulheres e capacitações técnicas preparatórias para o debate.
No seminário, as participantes vão discutir as desigualdades de gênero no território urbano e as dificuldades enfrentadas pelas recifenses em um espaço construído pelos (e para) os homens, abordando o direito à habitação e à cidade. Também será enfocada a necessidade de construção de uma urbe mais segura, onde as mulheres possam se locomover com mais tranquilidade, e dotada de equipamentos que favoreçam a inclusão delas no mundo do trabalho, caso das creches e escolas. Para enriquecer a discussão, serão convidadas a geógrafa Gabriela Pinto e a arquiteta Paula Santoro.
Ao final do evento, será sistematizado um documento com as contribuições das participantes para, posteriormente, nortear a participação das mulheres no processo de revisão do Plano Diretor.
PROGRAMAÇÃO:
Donas do Pedaço: Construindo a participação das mulheres no Plano Diretor do Recife
Data: 06/07
Hora: 9h às 17h
Local: Museu da Cidade do Recife / Forte das Cinco Pontas
9h – Um recital para a cidade
com Silvana Menezes
9h10 – Mesa de abertura
9h40 – Painel
Caminhos cruzados: a mulher na cidade e o gênero na política pública
Expositora: Gabriela Pinto
Geógrafa pela UERJ, mestre em planejamento urbano e regional, trabalhou na ActionAid Brasil e desenvolveu ações de incidência política no FNRU (Fórum Nacional de Reforma Urbana), no Comitê Popular da Copa 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro e na questão do direito à cidade e gênero.
Debatedora: Pergentina Vilarim
(Diretora executiva da CONAM e coordenadora do Fórum Nordeste de Reforma Urbana – Feru-PE )
Mediadora: Inamara Mélo
Gerente geral de Cidadania para as Mulheres da Secretaria da Mulher
12h às 14h – Almoço
14h – Painel
Por uma cidade fêmea: contribuições para a inclusão de uma perspectiva de gênero no Plano Diretor do Recife
Expositora: Paula Santoro
Arquiteta urbanista, professora de planejamento urbano da USP, mestre em estruturas ambientais urbanas e doutora em habitat. Foi pesquisadora do Instituto Pólis e coordena o projeto ObservaSP. Trabalhou na cooperação brasileira com o governo de Moçambique para a elaboração da política nacional de habitação.
Expositor: Cezar Lopes
Arquiteto e urbanista, gerente geral de Planejamento Territorial do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira-ICPS.
Mediadora: Lúcia Siqueira (Neguinha)
Arquiteta Urbanista, mestre em desenvolvimento urbano, coordenadora de projetos da ONG Rede Interação e professora de arquitetura e urbanismo da Faculdade Guararapes.
15h – Debate
17h – Encerramento