Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 05.07.18 - 15h24

Artesãos do Prodarte marcam presença na 19ª Fenearte

img_alt

No estande do programa, 12 artesãos e artesãs comercializam produtos feitos com materiais diversos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) marca presença na 19ª Fenearte, considerada a maior feira desse tipo na América Latina, que está sendo realizada no Centro de Convenções de Pernambuco. No estande do programa, 12 artesãos e artesãs comercializam produtos diversos em materiais como bijuteria; couro; cerâmica; blusas customizadas; pintura em porcelana, madeira e bambu; crochê e biscuit. O estande do Prodarte fica na Rua 13.

Os empreendedores foram selecionados por uma curadoria especializada, a partir da apresentação de criações para serem avaliadas, e vão se revezar em dois grupos durante todo o evento, que acontece de 4 a 15 de julho. “Estamos achando maravilhosa a oportunidade de estarmos aqui mostrando o nosso trabalho”, comentou, emocionada, Íris de Paula. A aposentada de 68 anos agora trabalha como artesã, desenvolvendo peças em madeira e bambu, além de fazer crochê e biscuit.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Prodarte fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos mais de 1.000 artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A equipe do Prodarte orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a feiras e capacitações.

MULHER - Além do Prodarte, a Prefeitura do Recife também marcou presença através das artesãs da Rede Tecendo Cidadania, vinculada à Secretaria da Mulher do Recife, que também está com um espaço na Fenearte. “Para nós é muito importante ter um espaço para apresentar e vender nosso trabalho. Isso significa reconhecimento profissional e valorização do artesanato que fazemos. Estamos muito felizes e com expectativa de vender muito”, afirmou Socorro Meira, uma das artesãs do estande da Secretaria da Mulher do Recife.

Selecionadas por uma comissão julgadora composta pelo Sebrae, Centro de Artesanato de Pernambuco e as Secretarias da Mulher do Recife e de Pernambuco, as artesãs que estarão expondo os trabalhos no estande foram aprovadas sob critérios que consideraram valor cultural agregado, criatividade, qualidade do produto, acabamento, entre outros.

O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira dama, Cristina Mello, e do Governador do Estado, Paulo Câmara, participou da abertura oficial da feira, a tarde desta quarta (4). “A Fenearte é sempre uma oportunidade de vermos o melhor que está sendo produzido por vários artesãos que temos espalhadas pelo estado. É um momento de valorizar a nossa cultura popular e movimentar também a economia com os negócios que são feitos aqui, além de alavancar o turismo. Pessoas de várias cidades podem vir aqui e conferir a riqueza da nossa cultura e criar também um bom ambiente para o artesanato”, afirmou o prefeito.