Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.07.22 - 19h36

Embarque Digital: inscrições para 250 novas vagas começam nesta quarta-feira (6)

img_alt

Prefeitura do Recife e Porto Digital lançaram edital para novas turmas. Interessados podem se inscrever até o dia 19 de julho. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

A Prefeitura do Recife e o Porto Digital realizaram o lançamento, nesta terça-feira (5), do edital 2022.2 do programa Embarque Digital, da Secretaria de Educação. Estão sendo oferecidas 250 vagas para estudantes da Rede Pública cursarem o nível superior em tecnologia, com início das inscrições nesta quarta-feira (6). Os cursos ofertados são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, ambos totalmente custeados pelo Executivo Municipal. As inscrições seguem até o dia 19 de julho, podendo ser realizadas de forma totalmente digital, por meio do Conecta Recife www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do Portal da Educação do Recife www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital

 

Com cronograma para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$ 30 milhões. Até o momento, o programa já preencheu 550 vagas, sendo 200 em 2021 e 350 no primeiro semestre de 2022. “Estamos lançando nosso terceiro edital do Programa Embarque Digital, que tem o objetivo de gerar mais oportunidades para os nossos jovens e fortalecer o nosso polo de tecnologia aqui do Recife, o Porto Digital. Todos os anos oferecemos um curso de ensino superior na modalidade de tecnólogo, para jovens que vêm de escolas públicas.  Esse curso tem um desenho todo especial, porque ele foi desenvolvido para atender as necessidades do mercado e tem uma forte integração com as empresas a partir da residência tecnológica, que é uma das disciplinas”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

 

O resultado final com a listagem dos aprovados será divulgado no dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o mês de agosto. A novidade deste ano é a parceria com duas novas instituições de ensino para compor o programa, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

 

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que realizaram toda a formação na rede pública de ensino.

 

A intenção do Embarque Digital é a empregabilidade de jovens nas empresas do ecossistema de Inovação do Recife, onde há mais de 2000 vagas abertas. “O Embarque Digital proporciona bolsa para alunos que vieram de escola pública estudarem nas universidades parceiras. A gente está esperando um grande número de candidatos como sempre, mas a nota do ENEM e do SSA é que fazem a diferença na seleção. A gente acredita que esse é um programa que efetivamente traz muita inclusão social, melhora a qualificação do parque digital da cidade, faz com que o Recife seja um local com muito mais desenvolvimento e, principalmente, modificando a vida de muitas famílias que estão participando através dos jovens que ingressam no programa”, destacou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.