Galeria Janete Costa recebe primeira exposição internacional
Mostra, com entrada gratuita, apresenta resultado de residência artística dos franceses Laurent Moriceau, Béatrice Dacher e Michel Gerson
A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, abriu neste sábado (04), a exposição “Tudo bem” dos artistas franceses Michel Gerson, Béatrice Dacher e Laurent Moriceau. A mostra é um dos resultados do acordo de cooperação internacional firmado entre as prefeituras do Recife e de Nantes. Além dos artistas e da diretora da galeria, Joana D’Arc, a abertura da exposição contou com representantes do Consulado Francês, Aliança Francesa, Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre e artistas da cidade.
“Essa é a primeira exposição de artistas estrangeiros que a Janete Costa recebe e isso representa muito para nós. É a abertura da possibilidade para a galeria e para o Recife de entrar no circuito internacional de exposições que, normalmente, só vão para São Paulo e Rio de Janeiro. A Galeria Janete Costa é um espaço para arte contemporânea e tem todo suporte para representar o Recife dentro desse eixo”, comentou a diretora da galeria, Joana D’Arc.
No salão principal Michel Gerson apresenta a obra “Neuronale”, um mapa cognitivo, resultado da imersão cultural nas tradições nordestinas realizada pelo artista. O mapa é formado por textos e desenhos riscados no piso da galeria. A obra aborda as raízes e identidades brasileiras, dos índios, dos africanos e portugueses. A criação de Gerson partiu dos livros de Gilberto Freyre, “Terras do açúcar” (1956) e “Senhores e escravos” (1952), editados na França.
O trabalho de Laurent Moriceau apresenta uma maneira inovadora de fazer arte. Intitulado “anywhere, anyone, anytime” (Não importa onde, não importa quem, não importa como) o projeto incita o público a participar da obra utilizando apenas um smartphone. Através de um primeiro cartaz é possível enviar fotos, vídeos ou textos por intermédio de um mosaico de códigos QR, que podem ser lidos pelos smartphones.
Um segundo cartaz permite ler a totalidade dos conteúdos enviados.
A difusão dos dois cartazes é ilimitada, e o número de atores participando é conseqüentemente infinita, em escala internacional.
“Os smartphones já fazem parte da vida de todas as pessoas e creio que isso vai se tornar uma nova forma de escrita e criação. Não pretendo transformar os arquivos recebidos nesse trabalho em um catálogo, DVD ou outra tipo de material. Quero que permaneçam na plataforma virtual pois representa a atualidade, o mundo em que vivemos”, explica o artista Laurent Moriceau.
Já Béatrice Dacher, expõe o projeto “Vida privada”. A obra tem como objetivo reunir o maior número de sentimentos, de confidências, de desejos, de segredos de homens e de mulheres através de um gesto simples. A artista oferece uma fita a uma pessoa, que deve confiar na artista para escrever com tinta preta as suas confidências.
Béatrice começou o projeto, em julho de 2010, no Japão e deu continuidade ao trabalho na França, nos Países Baixos, na Itália e agora no Brasil. Na exposição, a artista reúne as fitas amarradas em uma instalação/escultura. Todas as fitas formam um círculo no qual, quando se penetra pode-se ler os sentimentos dos habitantes dos diferentes territórios, todos ligados, para além das mentalidades e das situações específicas, pelo fio das suas confidências.
Os turistas Isabela Terra e Bruno Terra, participaram da composição da instalação. “Achei uma linda ideia. Aproveitei para escever na fica somente meus desejos mais positivos, especialmente tudo que quero realizar com relação ao meu casamento”, contou Isabela Terra, que está de passagem pela cidade em lua- de- mel. A exposição fica em cartaz até o próximo domingo (12) e a entrada é gratuita.
SERVIÇO
Exposição “Tudo bem”, com trabalhos de Michel Gerson, Béatrice Dacher, Laurent Moriceau
Visitação: até 12 de agosto, a partir das 14h
Galeria Janete Costa: Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355.9832