NOTÍCIAS

| 05.08.13 - 17h19

Mamaço, exposição e inauguração de sala para mães na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados

[caption id="attachment_37011" align="alignnone" width="680"] Evento marcou a Semana Mundial de Amamentação, celebrada de 1 a 7 de agosto. (Fotos: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Kátia Maria da Silva, 32 anos, está vivendo a experiência de ser mãe. Com a filha, Karla Beatriz, 6 meses, no colo, a dona de casa assistiu hoje (5) à apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, durante evento da Semana Mundial da Amamentação. Ouviu com atenção as orientações sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças. E reconheceu os benefícios. Sua filha se alimentou exclusivamente do leite materno até completar os seis meses. “Ela não teve nem uma gripe”, contou a dona de casa, que só agora está oferecendo outros alimentos ao bebê. Junto com outras 19 mães, Kátia Maria da Silva participou do mamaço realizado na maternidade para incentivar outras mulheres a também amamentarem seus filhos.

Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o evento foi aberto por integrantes da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, seguido de exposições de fotografias de mulheres amamentando e de trabalhos manuais feitos pelas mães durante as oficinas de terapia ocupacional realizadas na maternidade. O secretário de Saúde, Jailson Correia, e a primeira dama do Recife, Cristina Mello, inauguraram a Sala de Ordenha e Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta.

“Esse incentivo, esse apoio às mulheres tem que ser contínuo, para que fiquem seguras e possam amamentar seus bebês”, destacou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. De acordo com o secretário, o tempo médio de aleitamento materno no Recife, que é de 50 dias,  é baixo e está distante da meta que a secretaria quer alcançar. “O correto é a criança se alimentar exclusivamente do leite materno até os seis meses de idade”, ressaltou o secretário.

Agora à tarde está sendo ministrado um curso de sensibilização em aleitamento materno para profissionais do corpo não clínico da Maternidade Professor Bandeira Filho. A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. Para um aleitamento correto, nos seis primeiros meses de vida, o bebê deve só mamar. Após essa fase, a criança pode ter uma alimentação balanceada com alimentos como sucos e frutas, mas sem deixar de ser amamentada.

Campanha - O Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho está precisando de vidros para armazenar o leite doado na unidade. “Podem ser vidros de tampa plástica, como os de café solúvel ou maionese. Nós fazemos a esterilização antes de armazenar o leite”, esclareceu a coordenadora do Banco de Leite da Bandeira Filho, Tereza Freire. A unidade funciona 24h. Os interessados em doar os vidros podem ir até a maternidade ou ligar para o telefone 3355-2235. Já as mulheres que desejam ser doadoras podem ir direto às maternidades Bandeira Filho Barros Lima e Arnaldo Marques. Essas duas últimas funcionam como um ponto de apoio do banco de leite da Bandeira Filho.