NOTÍCIAS

Cultura | 05.08.13 - 17h36

Prefeitura faz ação para conter ocupação irregular do Parque do Jiquiá

[caption id="attachment_37014" align="alignnone" width="680"] Seis edificações não habitadas foram demolidas pela Prefeitura. (Foto:Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Para garantir a preservação de uma das maiores áreas verdes da cidade, a Prefeitura do Recife deu início, nesta segunda-feira (05), a uma operação para remover construções irregulares e evitar novas ocupações no Parque do Jiquiá, Zona Oeste da cidade. Seis edificações não habitadas foram demolidas. Todas estavam sendo erguidas dentro da Unidade de Conservação (UC), que é protegida pela Lei Municipal Nº 16.176/96. Os trabalhos para implantar uma cerca ao redor da reserva também começaram.

As edificações demolidas eram muros, uma casa em construção e alicerces. Além disso, diversas cercas de madeira que demarcavam a frente de residências ou locais onde haveria novas obras foram retiradas. A operação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, responsável pela conservação das UCs no município. Para remover entulhos e lixo acumulado na região, dois tratores e quatro caminhões caçambas foram usados.

“O objetivo da ação é proteger a parte do parque que não foi ocupada e evitar que novas edificações sejam levantadas na área onde já há construções. Por isso, a operação continua durante as próximas semanas com o término da limpeza do local e colocação de uma cerca ao redor da reserva. Também montamos um esquema de fiscalização continuo para o Jiquiá”, disse o secretário-executivo de Controle Ambiental, Carlos Ribeiro, acrescentado que está sendo negociada a colocação de pontos de coleta de lixo para comunidade.

Ainda de acordo com Ribeiro, no local, será implantada uma cerca com 2,70m de altura e 700 metros de extensão. Ela deverá isolar a parte preservada do parque, salvaguardando a vegetação nativa existente na região. O cercamento será executado por meio do Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAVs). Trata-se de uma mitigação prevista em lei e é promovida sempre que uma empresa opta por erguer empreendimentos em um setor de sustentabilidade ambiental, a exemplo das margens de rio.

Durante a operação, cerca de 30 casas ainda foram notificadas pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano por estarem dentro da Unidade de Conservação. Ao todo, participaram da operação mais de 70 homens, ligados às secretarias de Meio Ambiente, Habitação, Controle Urbano, Brigada Ambiental, Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil.

Investidas – Esta é a segunda investida feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em menos de um mês, para remover construções em área de preservação no bairro do Jiquiá. No último dia 20 de julho, doze edificações foram derrubadas nas ruas Volta Alegre e Jaguanauna. Ali, casas e muros estavam sendo levantados onde havia vegetação de mangue.