Jardim Botânico bate recorde de visitação neste fim de semana
Refúgio de Mata Atlântica do Recife, o Jardim Botânico, no Curado, Zona Oeste, recebeu no último fim de semana 3.117 pessoas. Foi um recorde de visitação, desde a reinauguração do espaço verde, em 16 de dezembro, após seis meses em obras.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, calcula em quatro vezes mais que a média o público do Jardim Botânico nos dias 2 e 3 de agosto. “Foram 2.180 pessoas no domingo e 937 no sábado. O recorde mostra que o recifense redescobriu, com a recuperação da área, um lugar de lazer e contemplação que estava esquecido”, declara.
Durante o último fim de semana, além de visitas guiadas e outras atividades rotineiras, a unidade de conservação municipal recebeu a Mostra Ambiental do Recife (Mare). O evento, financiado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, prossegue até dia 15.
No dia 1º, o lugar completou 35 sob a administração da Prefeitura do Recife. O espaço verde, de 10,7 hectares de mata atlântica, passou por obras físicas estimadas em R$ 2,5 milhões. Desses R$ 500 mil foram recursos da prefeitura e o restante de projetos de compensação ambiental.
Os trabalhos incluíram sinalização interna e externa, recuperação das edificações existentes, como prédio da administração, sala dos técnicos, auditório, portaria, bloco de apoio administrativo e sanitários. A Brigada Ambiental do Recife, composta por guardas municipais que se dedicam às ações de proteção da natureza, passou a ter sede no JBR.
O jardim sensorial, que abriga plantas que podem ser percebidas por pessoas com deficiência, e o orquidário também foram recuperados. A entrada principal recebeu um projeto paisagístico e novos jardins, de plantas medicinais e tropicais foram implantados. No local, há ainda coleção de cactos e bromélias.