NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 05.08.15 - 17h28

Conselheiros eleitos na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social tomam posse na PCR

Os integrantes eleitos vão atuar no biênio 2015 a 2017 e integram os quatro eixos do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS): sociedade civil, representantes governamentais, representantes dos conselhos tutelares, de entidades e os integrantes titulares do CMAS

Foi realizada, na última terça-feira (4), a cerimônia de posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/Recife), eleitos para o próximo biênio - que começa neste mês de agosto e segue até 2017. A eleição aconteceu ao final da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada entre os dias 29 e 31 de julho, quando foram escolhidos entre os mais de 100 delegados presentes, 20 conselheiros em cada eixo representativo: o da sociedade civil, representantes governamentais, representantes dos conselhos tutelares, de entidades e os integrantes titulares do CMAS.

A Prefeitura do Recife (PCR) será representada, na categoria governamental, por titular e suplente das seguintes Secretarias: Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Educação, Saúde, Turismo e Lazer, Segurança Pública, da Mulher, Juventude e Qualificação Profissional, Mobilidade e Controle Urbano, Planejamento e Gestão e Governo e Participação Social.

A secretária, Ana Rita Suassuna, à frente da SDSDH, ocupa também o cargo de conselheira suplente no Conselho Municipal da Assistência Social do Recife, representando a pasta. Ela realizou a palestra de abertura da cerimônia e enfatizou o papel imprescindível do Conselho e de seus conselheiros na efetivação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), instituída pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) em 2004. “Sabemos a importância que tem o Conselho como instrumento de fiscalização e participação da sociedade civil, no sentido de viabilizar a implementação da PNAS no Recife. O fortalecimento dessa política deve ser o nosso objetivo comum. Qualificar os serviços socioassistenciais e garantir o acesso do usuário à rede deve ser a nossa meta”, pontuou.

Na presidência do CMAS, Ana Farias, conselheira titular representante da SDSDH no eixo das organizações governamentais, lembrou que o Conselho é um órgão colegiado, composto pela sociedade civil em conjunto com o poder público, além de exercer controle social sobre todas as ações que se desenvolvem sob sua competência. “A expectativa que se tem é que o CMAS se organize de maneira que possa fornecer retorno ao município, no sentido de fortalecimento da política do Recife de assistência social, e que funcione como um apoio à gestão municipal”, disse.

A educadora Rejane Pereira estava representando a entidade Cidadania Feminina, que tem a sua atuação voltada para o feminismo e questões raciais. Ela expressou a sua felicidade por poder compartilhar objetivos afins com os demais conselheiros. “A minha expectativa para o próximo biênio é que estejamos todos empenhados em pôr a política de assistência em prática, beneficiando concretamente a vida dos usuários”, disse.