NOTÍCIAS

| 05.08.15 - 17h15

Mães aprendem a produzir almofadas para amamentação durante oficina

img_alt

A almofada contribui para deixar a amamentação mais confortável, ajudando a colocar o bebê numa altura ideal e segura para mamar. (Foto: Cortesia)

 

Para muitas mulheres, amamentar o bebê é uma experiência inesquecível, mas pode ser um desafio para as mamães de primeira viagem. A Semana de Aleitamento Materno, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, está trazendo várias atividades que ajudam esse momento. As mães que estiveram nesta quarta-feira (05) na Unidade de Saúde da Família Coelhos II, no bairro dos Coelhos, participaram da oficina “almofada de amamentação”. Ontem (4), a atividade foi realizada com as mães da USF São José do Coque.

Na oficina, ministrada pela terapeuta ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Roberta Mota, com o apoio da enfermeira da unidade, Shirlene Alves, as mães aprenderam a confeccionar almofadas utilizando roupas e acessórios que estão ao seu alcance, como legging, shorts de cotton e até mesmo calções antigos que não cabem mais nos bebês, além de sacos plásticos, retalhos de tecidos e fitas de cetim.

A almofada contribui para deixar a amamentação mais confortável, ajudando a colocar o bebê numa altura ideal e segura para mamar, colaborando também para apoiar os bebês que têm refluxo. Para a terapeuta, Roberta Mota, usar a almofada no período de amamentação é uma experiência inovadora para as mães. “É um produto de baixo custo que vai auxiliar bastante na qualidade da alimentação do bebê, fortalecendo ainda mais ainda o vínculo entre a mãe e seu filho”, afirmou Roberta.

Algumas mães não conheciam o método da almofada, como Joana Mary, 29 anos, mãe de gêmeos. “Se eu soubesse fazer essa almofada, teria ajudado muito no período de amamentação, porque foi complicado amamentar dois bebês. Mas quando eu tiver outros filhos já sei que vou fazer a almofada”, disse Joana.