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Educação | 05.08.15 - 16h00

Professor de universidade inglesa faz curso para formadores e técnicos da rede municipal

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Arthur Galamba, PhD em Física e professor da Canterbury Christ Church University, traz técnicas e experiências aplicadas na Inglaterra. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)



Com o objetivo de trazer novidades e experiências no campo de ensino para inspirar os professores da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, deu início, nesta quarta-feira (5), ao curso de Metodologias de Ensino e Avaliação na Inglaterra, ministrado pelo professor da Canterbury Christ Church University, e PhD em Educação, Arthur Galamba. Durante todo o mês de agosto, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, o docente apresentará as técnicas e experiências educacionais inglesa para incentivar métodos alternativos para a rede.

Participam do curso formadores, coordenadores e diretores de departamentos do Paulo Freire, além dos técnicos pedagógicos de todas as gerências da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica (Segep). Para Katia Marcelina, coordenadora da Política de Ensino, o curso é extremamente importante e ajuda na consolidação da política de formação já iniciada. "Nosso objetivo é nos inspirar e adaptar o método de ensino inglês para a realidade da rede municipal. É importante trazer uma inovação metodológica, pedagógica e associá-la à prática".

Na Inglaterra, a formação de professores conta com mentores e tutores, que acompanham os professores, apoiando-os com métodos de ensino e avaliação. Diante disto, o professor Arthur Galamba foi convidado para contar sua vivência, sugerir e incentivar os professores a criar um ambiente de aprendizagem com novas táticas.

"É necessário entender o que é feito fora do país para adaptar ao contexto escolar da rede municipal. Faremos, durante este mês, uma análise crítica do que pode ser utilizado aqui. Minha expectativa é positiva. Estou muito feliz e honrado em poder conversar com esses formadores competentes, interessados, que têm vontade de fazer diferente", destaca Arthur. De acordo com o docente, o objetivo principal é ganhar uma compreensão mais ampla dos métodos de educação realizados nos outros países e de como os professores são formados.