Recife Encantos Mil encerra com bons resultados
Trade recifense é só elogios à iniciativa da Prefeitura do Recife, que desfilou as belezas da capital pernambucana em nove cidades vizinhas. Já há quem comemore um incremento de 20% nas vendas
O road show Recife Encantos Mil, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, teve sua programação encerrada na semana passada, com nove destinos visitados, mais de 500 agentes e operadores de turismo mobilizados e bons negócios fechados Nordeste afora.
Entre os dias 30 de junho e 28 de julho, as belezas e atrativos do Recife desfilaram nas cidades de Petrolina, Maceió, Aracaju, Salvador, São Luís, Fortaleza, Campina Grande, João Pessoa e Natal. Em cada uma dessas cidades, foi exibido um vídeo institucional sobre o destino, seguida de uma apresentação descontraída, dançante e interativa do Recife, suas belezas, serviços e atrativos, conduzida pela bailarina Josy Caxiado e pelos atores Adriano Cabral e Riva Santos. Depois, uma dinâmica rodada de negócios sentou os hoteleiros recifenses diante do trade de cada destino.
Entre os grupos hoteleiros e hotéis que participaram da ação, percorrendo alguns ou todos os destinos, estavam o Best Western, o Marriot, o Hotéis PE (Park Hotel, Vila Rica e Praia Hotel), o Canáriu's, o Jangadeiro, o Internacional Palace, o Marante, a Rede Accor, a Rede Nobile, o Sheraton, o Transamérica Beach Class, o Vela Branca, o Mar Hotel, o Boa Viagem Praia, o Courtyard e o Golden Tulip.
"Certamente o evento mudou a forma como nossos vizinhos enxergam e vendem nossa cidade. E é uma sinalização importante da prioridade que a gestão dá ao turismo. Mesmo num momento desafiador como esse, o prefeito tem consciência da importância da atividade para todas as cadeias produtivas da cidade", afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, que agradeceu a parceria e a confiança do trade local. "Agora é formatar os próximos".
O trade recifense é só elogios à iniciativa. "O road show foi muito bem planejado e conseguiu aproximar o nosso trade dos agentes e operadores das cidades visitadas. Além de apresentarmos melhor nossa cidade, conseguimos fazer bons negócios, alavancando as vendas nos destinos contemplados", avaliou o gerente comercial regional do Boa Viagem Praia Hotel, Fábio Pires.
O executivo já fala num incremento de cerca de 20% na ocupação, em função do evento que rodou o Nordeste para reposicionar a capital pernambucana nas prateleiras da vizinhança. Em 2015, segundo ele, a taxa de ocupação oscilou entre 59% e 71% entre os meses de agosto e dezembro. Para o mesmo período deste ano, a previsão é de que o percentual varie de 77% a 86%.
Guilherme Júnior, gerente de contas do Mercure Mar Hotel e Grand Mercure Atlante Plaza, também aprovou a iniciativa. "O formato do evento foi muito acertado. A apresentação do destino foi ótima, divertida e com conteúdo. Em cada destino por onde passamos, vimos os agentes saírem encantados." Quanto ao retorno comercial da ação, diz, as expectativas são as melhores. "Ainda é cedo para falar em números, mas esperamos um grande resultado nas vendas, especialmente em destinos como Maceió, João Pessoa, Campina Grande e Natal."
Para Manuela Souza, gerente para o Nordeste do Transamérica Hospitality Group, o formato do evento foi muito acertado. "Cada hoteleiro participante teve a oportunidade de sentar com todo o trade presente nos eventos. Essa interação direta com o cliente é sempre muito produtiva", avaliou. Para a executiva, os resultados certamente virão. "Esse investimento da Prefeitura foi muito importante. Não podemos vestir a camisa da crise. Quem não é visto não faz negócios."