NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 05.08.21 - 16h32

Conecta Recife chega a mais de meio milhão de downloads

 

No seu mês de aniversário de um ano, o Conecta Recife App chegou a marca de 13 milhões de acessos e mais de 500 mil downloads. Os números refletem a aceitação tecnológica por quase um terço dos cidadãos do Recife, a boa usabilidade do app aliada à rapidez, confiança e praticidade. Com a disponibilização de mais de 150 serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife App tem se firmado como a principal ferramenta de acesso dos recifenses aos serviços oferecidos pelo Executivo Municipal, com o trunfo de promover a desburocratização e ser o marco da transformação digital no serviço público. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas Play Store e App Store.

Criado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), o Conecta Recife App se transformou no hub digital do município que hospeda serviços e concede o acesso rápido a programas, projetos, ações e serviços oferecidos pela prefeitura. Entre essas ações estão o acesso ao Recife Vacina; Passaporte Recife Vacina; Denúncia - Bora se cuidar contra o mosquito da dengue; CredPop - Crédito Popular; Auxílio Municipal Emergencial (AME); Recife Emprega; Quero Impactar, dentre outros localizados no grupo Prefeitura Contra o Coronavírus. Recentemente, as maiores buscas no app têm sido o acesso rápido ao agendamento da vacinação contra a covid-19, solicitação de crédito popular e consulta e geração de documentos do Passaporte Recife Vacina.

Desde a sua criação, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta que oferta dados e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática, como explica o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida. “Saber que mais pessoas estão usando o aplicativo, é ver o processo da transformação digital acontecer para desburocratizar o acesso aos serviços da Prefeitura do Recife. O Conecta Recife App é um bom exemplo de tecnologia a serviço do cidadão. Vamos continuar trabalhando para agregar mais oportunidades para os recifenses na aplicação”. 

De acordo com a projetista do aplicativo municipal, Cristiane Gomes, o aplicativo chegar a 500 mil downloads é um marco que reflete a aceitação dele por parte da população. “O Conecta Recife é um projeto de alguns anos. Fizemos uma ampla pesquisa para ver a melhor plataforma e quais ferramentas poderiam ser utilizadas para que conseguíssemos construir um aplicativo que fosse robusto e que atendesse a população de uma forma rápida, objetiva e direta”, explicou. 

O Conecta Recife App oferta a convergência digital dos mais variados tipos de serviços que fazem parte da administração pública municipal. Em constante atualização, esse aplicativo tem disponibilizado novos serviços regularmente. Exemplo de serviço disponibilizado no Conecta Recife App é a solicitação de serviços urbanos como capinação, troca de lâmpadas e tapa buraco. Nessas e em outras solicitações, é possível fazer o registro fotográfico no aplicativo adicionando assim mais informações à solicitação. A consulta e o acompanhamento das solicitações de serviços permitem que o cidadão seja notificado a cada mudança de estágio. Por possuir recursos de geolocalização, a ferramenta também ajuda o usuário a localizar ou pesquisar o local da solicitação.