Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 05.08.22 - 18h14

Memorial Luiz Gonzaga reabre as portas no Pátio de São Pedro

img_alt

Localizado na casa de número 35, museu reúne discos raros, fotos, instrumentos musicais e objetos típicos da cultura sertaneja, além de vasta biografia sobre o Rei do Baião, sua importância para a cultura brasileira e as repercussões de sua obra até os dias atuais (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

Na semana em que o Nordeste chorou 33 anos de saudade do Rei do Baião, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, reabre o Memorial Luiz Gonzaga, equipamento cultural localizado no Pátio de São Pedro, dedicado à salvaguarda da obra do artista que inscreveu o Nordeste no mapa artístico do Brasil e do mundo. A partir de hoje (5), o equipamento retoma o atendimento presencial ao público, que será de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h, na casa de número 35 do Pátio de São Pedro.

Quinto espaço contemplado pelo Movimento de Valorização dos Equipamentos Culturais – Move Cultura, o Memorial Luiz Gonzaga, que completou 14 anos de atividades no último dia 2 de agosto, recebeu serviços de requalificação do sistema de refrigeração, pintura e recuperação da coberta.

Com rico acervo, composto por vasta biografia sobre o Rei do Baião, além de discos - alguns deles bastante raros, com 78 rotações -, fotos, instrumentos musicais e objetos típicos da cultura sertaneja, o Memorial foi inaugurado em 2 de agosto de 2008 e agora reassume a missão de levar ao público os bens de cultura material e imaterial produzidos por e a partir de Luiz Gonzaga. Além de visitas guiadas para o público em geral, o equipamento também atende pesquisadores, por meio de agendamento, para consulta aprofundada das publicações disponíveis.

Move Cultura - O próximo alvo do Move Cultura, deflagrado em 2021 pelo poder público municipal, com o objetivo de se confirmar uma política permanente de cuidados com os espaços culturais da cidade, fica logo ao lado do Memorial, também no Pátio de São Pedro. O Museu de Arte Popular está recebendo reparos e melhorias, com previsão de reabertura no mês de setembro. 

Desde o ano passado, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, requalificou e reabriu ainda a Escola de Frevo, o Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural Casa do Carnaval, a Casa do Conselho Municipal de Política Cultural e o Memorial Chico Science.