Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 05.08.23 - 16h00

Recife abre Conferência Municipal da Juventude com rodada de discussões temáticas

img_alt

Encontro segue até esse domingo (6), reunindo jovens de toda a cidade para formular políticas públicas. Iniciativa integra a programação do Mês da Juventude, ao longo do mês de agosto (Foto: Hélia Scheppa/PCR)
Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de juventude e aperfeiçoar o Plano Municipal de Juventude de forma coletiva, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude  (Sejuv), deu início a 5ª Conferência Municipal de Juventude do Recife. A solenidade de abertura aconteceu na manhã deste sábado (5) e as atividades seguem pela tarde. A conferência, que segue até este domingo (6), faz parte da programação do Mês da Juventude, que contará com diversas ações em alusão ao Dia Nacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, e aos 10 anos de criação do Estatuto da Juventude, instituído através da Lei municipal nº 12.852/2023. O evento é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ).

Na tarde deste sábado (5), os jovens delegados iniciam as discussões nos grupos de trabalho para eleger propostas nas áreas de Cidadania e Participação Social/Diversidade e Igualdade, Desporto e Lazer/ Cultura, Saúde, Território e Mobilidade/Sustentabilidade e Meio Ambiente, Educação, Segurança Pública e Acesso à Justiça, Comunicação e Liberdade de Expressão/Profissionalização, Trabalho e Renda. No domingo (6), após participarem de uma dinâmica de integração, os jovens seguem com as discussões dos grupos de trabalho e encerram Conferência com a plenária final, apresentando as moções e os encaminhamentos.

Na abertura da conferência, o secretário executivo de Juventude do Recife (Sejuv) ressaltou a alegria de reunir cerca de 200 jovens logo no primeiro dia do evento. "Somos a primeira capital brasileira a realizar a Conferência Municipal da Juventude após a convocatória do governo federal, que reforça o compromisso com a juventude brasileira. Enquanto jovem periférico, me incluo na luta por todos os direitos que merecemos, sobretudo, ao direito à vida com dignidade. Inclusive, essa conferência não começa e nem termina aqui. Na verdade, é após este momento que iremos contribuir ainda mais para a efetivação e fortalecimento da política pública no Recife", destacou o secretário executivo.

O deputado federal Pedro Campos também esteve presente e destacou a importância da representatividade nas diversas políticas públicas. "A gente quer ver jovem representando jovem, pensando em política pública para jovem. Muitas vezes, acontece o contrário, mas não podemos nos dar por vencidos e lutar, sim, para ocuparmos todos os espaços e lutar pelos nossos direitos", disse o deputado.

Além de Marcone Ribeiro e Pedro Campos, também estiverem presentes na conferência o vereador e membro da Comissão da Juventude na Câmara Municipal, Rinaldo Júnior; o coordenador de projetos da Secretaria Especial de Juventude do Rio de Janeiro, Ozie Baiense; o secretário de Juventude de Surubim, Aniervson Santos; superintendente de Juventude da Secretaria Executiva de Criança e Juventude, Pedro Ribeiro; a vereadora de Toritama Carol Gonçalves; a vereadora do Recife Ana Lúcia e o presidente da União da Juventude Socialista de Pernambuco (UJS), Vladimir Andrade.

Roberta Pontes, conselheira municipal da Juventude e membro da comissão organizadora da Conferência, subiu ao palco para lembrar aos jovens presentes que o comprometimento com a política deve ser coletivo. "É deste evento que vão sair quais são as políticas públicas para os jovens que o município vai tratar. E somos nós, jovens recifenses, estudantes, pretos, periféricos, que estamos aqui, hoje, que vamos monitorar essas políticas. Vamos juntos!", reforçou Roberta.  Os jovens delegados eleitos nas pré-conferências realizadas durante o mês de julho em todos os territórios da cidade também participaram da conferência.