Academia da Cidade comemora o Dia do Profissional de Educação Física com aulão de ginástica
Por Tádzio Estevam
A Secretaria de Saúde do Recife promoveu nesta quarta-feira (05) um evento para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no último sábado (1º). O evento foi organizado pela Academia da Cidade em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e aconteceu na quadra de esportes da Escola Superior de Educação Física (Esef) em Santo Amaro.
Mais de cem usuários dos polos do Coque, Hipódromo, Chié, Ilha de Joaneiro, Miguel de Cervantes e Parque 13 de Maio chegaram cedinho, logo às seis da manhã, para comemorar a data. Regado a um super café da manhã organizado pelo próprio grupo, a comemoração contou com a participação dos professores desses polos e também da comunidade que foi prestigiar a data.
De acordo com a coordenadora geral da Academia da Cidade, Geanine Barros, o evento foi mais um reconhecimento à importância da categoria. “Resolvemos comemorar o dia deles pela primeira vez. Sabemos da grande importância desses professores de Educação Física para o nosso programa, uma vez que o Academia da Cidade conta com um quadro de 182 profissionais e mais 28 acadêmicos”, disse.
O local escolhido para a comemoração foi a Esef, principalmente, por ser onde funciona o polo experimental do programa criado em parceria com a UPE. Para o coordenador do polo, o professor William Smethurst, o espaço, inaugurado há seis meses, serve para aproximar o serviço ao meio acadêmico. “Como é um programa integrado, a lógica é os nossos alunos e professores que concluíram o curso aqui na universidade nos ajudem a fomentar cada vez mais ações de educação continuada. A universidade precisa desempenhar melhor o seu papel de preparar seus alunos para que eles contribuam na promoção da saúde e não apenas na prevenção, o que configura um dos pilares básicos do programa municipal”.
Inserida no programa desde sua fundação, ou seja, em 2002, a professora Patrícia Nelly, desde criança já vislumbrava se tornar uma professora de Educação Física. “Sempre tive paixão pelos movimentos físicos, pelos esportes, tanto que comecei a vida de atleta muito cedo. Como na minha família não tinha referência para esta área foram os meus professores de Educação Física que me incentivaram. Após minha formação tive contato com o programa Academia da Cidade. Foi aí que vi o quanto a minha profissão poderia contribuir para uma mudança de vida das pessoas que não fosse apenas a cuidar da estética, mas também da saúde pública”.
Uma das beneficiadas dessa transformação é Dona Severina, mais conhecida por ‘vovó’, de 107 anos. Usuária do polo Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite, ela não falta um dia sequer as aulas. “Esses professores são a minha vida. Depois desse programa eu nunca mais tive complicações. A gente tem problemas por conta da idade não é? Mas me sinto muito feliz em participar das aulas”, comemorou ela, muito feliz, dançando e fazendo todos os exercícios.
Diferencial – A Prefeitura do Recife foi uma das primeiras a reconhecer o professor de educação física como profissional do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro da área, ele atua na Academia da Cidade, estruturando e fortalecendo a política municipal de promoção à saúde e melhoria da qualidade de vida. Atualmente, existem 31 polos do programa em funcionamento e outros nove em construção na capital pernambucana. Neles, atuam cerca de 180 profissionais da categoria, todos servidores municipais aprovados por meio de concurso público.
A determinação do 1º de setembro como Dia Nacional do Profissional de Educação Física foi instituída pela Lei Federal Nº 11.342/06, sancionada em 18 de agosto de 2006pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já a Lei 9.696/08 regulamenta a profissão no País.