Vigilância Sanitária do Recife fiscaliza Estádio para o amistoso da Seleção Brasileira
A partida será utilizada pela FIFA como segundo teste para avaliar os serviços de saúde com vistas à Copa do Mundo de 2014
Por Tádzio Estevam
Está quase tudo pronto para o amistoso que a Seleção Brasileira fará na próxima segunda-feira (10) no Estádio José do Rêgo Maciel, no Arruda, contra a China, a partir das 22h. Para garantir a segurança à saúde dos torcedores que prestigiarão o jogo, inspetores da Vigilância Sanitária do Recife deram início à fiscalização dos bares, restaurantes, arquibancadas, banheiros e espaços que serão utilizados para o funcionamento de um posto de saúde e também da área externa do estádio. A realização do amistoso será utilizada pela Federação Internacional de Futebol e Associados (FIFA) como segundo teste de um grande evento de massa para avaliar os serviços de saúde com vistas à Copa do Mundo de 2014, a exemplo do primeiro ocorrido durante o desfile Galo da Madrugada deste ano no Carnaval, uma vez que a Cidade sediará parte dos jogos.
A mobilização ocorreu em parceria com a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) e com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PE). De acordo com a gerente de Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária, Maísa Belfort, alguns pequenos ajustes serão necessários, afim de que o estádio receba os torcedores com segurança. “Identificamos, apenas, pequenas ausências de equipamentos como algumas torneiras na área onde serão comercializados os alimentos, a impermeabilização do balcão do bar que atende a arquibancada do piso inferior, a troca de algumas placas do balcão do bar do nível superior. Já fizemos a notificação e na próxima segunda estaremos aqui para conferir”, disse.
No dia do jogo, aproximadamente 30 inspetores irão se revezar em três turnos que terão início às oito da manhã e seguirão até as 23h na inspeção das boas práticas de manipulação de alimentos e nos dois buffets contratados. Eles também irão trabalhar nas seis barreiras sanitárias que serão instaladas nos principais acessos ao estádio, tudo para garantir a segurança alimentar dos torcedores. Além disso, as equipes fiscalizarão o posto de saúde, assim como os equipamentos necessários para os atendimentos de primeiros socorros. “Vamos observar se há material para adultos, crianças, se o local estará adequado para funcionamento, as ambulâncias que estarão a postos para qualquer intercorrência de maior gravidade, enfim, tudo que for necessário”, informou a gerente de Serviços de Saúde e Medicamentos do Município, Daniele Feitosa.
Treinamento – A Vigilância Sanitária deu início esta semana ao treinamento de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos aos comerciantes ambulantes e gazoseiros (vendedores que trabalham no bar vendendo apenas bebidas) que irão trabalhar dentro do estádio. Cerca de 30 autônomos estão sendo capacitados pelos inspetores dentro das especificações estabelecidas pela legislação sanitária vigente. A próxima etapa acontecerá nesta quinta-feira (06), a partir das 14h, no auditório do estádio, no Arruda.