NOTÍCIAS

Cultura | 05.09.14 - 17h54

Mercado de São José comemora 139 anos no próximo domingo (7)

Locatários e população se reuniram para cantar os parabéns e festejar a data. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

Um dos maiores equipamentos culturais do Recife faz aniversário neste domingo (7). O Mercado de São José, inaugurado em 1875, faz 139 anos e, para comemorar a data, o centro de compras reuniu os locatários e a população para cortar o bolo, cantar os parabéns e dançar muito forró. A festividade aconteceu nesta sexta-feira (5) e o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife esteve presente.

Entre os participantes, estava Ceça Tavares, locatária de um box de ervas medicinais e presidente da Associação do Mercado de São José. Para ela, "este é um momento especial para todos os locatários. Nós sempre comemoramos a data, mas este ano nós estamos muito mais felizes com todas as ações que já aconteceram e que vão acontecer aqui". Ela se refere à reforma que será feita no mercado pela Empresa de Urbanização do Recife (URB) e ao ordenamento do comércio informal do entorno, que será executada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). Seis terrenos no Centro já foram adquiridos pela PCR para abrigar os comerciantes informais da área.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, esteve na festa e exaltou a importância da data. "Em todos esses 139 anos, o mercado sempre teve um destaque para o comércio e a cultura do município. Agora a gente comemora, mas sem esquecer das ações previstas para o equipamento e o seu entorno. Nós estamos empenhados e os comerciantes sempre se mostram entusiasmados com as melhorias", comentou.

HISTÓRIA - Inaugurado no dia 7 de setembro de 1875, o Mercado de São José tem arquitetura em ferro típica do século XIX. A inspiração veio do mercado público de Grenelle, em Paris. O projeto foi elaborado por encomenda da Câmara Municipal do Recife. O equipamento é um dos principais monumentos pernambucanos, reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados. Mede 48,88 m de frente por 75,44 m de fundo. O prédio é formado por dois pavilhões, com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas – para vender comidas e caldo de cana – e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio. Atualmente, são 545 boxes no total. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado polo de atração turística. É, também, ponto tradicional do comércio de pescado. Semanalmente são vendidos, ali, cerca de 1,3 toneladas de peixe e 400 kg de crustáceos.