Começa o 9º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
Nesta quarta-feira (05), o evento começa às 9h, no Geraldão
Por Pedro Oliveira
[caption id="attachment_6506" align="alignright" width="333" caption="COMEÇA O 9º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESPORTE E LAZER"][/caption]Foi aberto, nesta terça-feira (4), o 9º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer, uma realização da Prefeitura do Recife. A solenidade aconteceu no Auditório do Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte. Cerca de 200 pessoas, entre educadores e gestores da política pública do segmento, irão participar do evento, que segue até esta sexta-feira (7) e, neste ano, irá discutir a construção de direitos e os 10 anos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL).
O grupo Sereias Teimosas, formada por participantes do primeiro núcleo do CPEL, criado em 2001, fez uma apresentação e, logo depois, aconteceu a mesa de abertura com a professora Renata Bergo, formadora do Ministério do Esporte, e o diretor-presidente do Geraldão e secretário Especial de Políticas para a Juventude, Eduardo Granja. “Faremos um balanço dos 10 anos do programa, avaliando a conjuntura na sua implantação e a de hoje, para projetarmos a continuidade e consolidar ele cada vez mais como política pública”, afirmou Granja.
Na cerimônia de abertura também foram homenageadas as primeiras educadoras que atuaram no programa. Uma delas, Viviane Gouvêia, falou sobre a importância de se ter uma década de política de inclusão social através do esporte e do lazer. “Desde a sua implantação, o CPEL se fortaleceu e cresceu, mas a ideia de usar estas ferramentas para promover o acesso à cidadania tem a mesma importância de antes. Dez anos se passaram, mas ainda há um futuro muito grande pela frente”, disse ela.
Para a formadora do Ministério do Esporte, a Drª Profª Renata Bergo, o programa Círculos Populares é uma referência nacional. “É uma honra participar de uma formação para educadores e gestores deste trabalho, que, mesmo com 10 anos de trabalho consolidado, continua estudando e repensando suas ações. Isso é algo inédito e é essencial que seja feito”, elogiou.
Nesta quarta-feira (05), o evento começa às 9h, no Geraldão, onde os participantes farão nove oficinas de aprimoramento, como Gestão Compartilhada, Metodologia do Ensino da Arte, Desenvolvimento do Esporte para Crianças e Jovens, entre outras. As formadoras Carmem Lilia e Sheylazarth Ribeiro, também do Ministério do Esporte, participam.
Até sexta-feira (07), ainda haverá visita aos núcleos do PELC/Pronasci no Recife, apresentação de pôsteres, cine debate e uma plenária de avaliação do evento. “Resgatar os 10 anos dos Círculos é resgatar a história de luta pelo direito ao esporte e lazer na cidade, que hoje está integrada a outros setores, para consolidar a formação de cidadãos plenos de direitos”, afirmou Renata Lucena, assessora político-pedagógica do Geraldão.