NOTÍCIAS

Cultura | 05.10.11 - 18h46

Presidente da CTTU ministra palestra no Fórum do Diários Associados

[caption id="attachment_6574" align="alignright" width="333" caption="Presidente da CTTU, Maria de Pompéia, participou da paelstra"][/caption]

Sétimo encontro do evento teve

[caption id="attachment_6576" align="alignright" width="333" caption="Pompéia falou das recentes atividades do órgão municipal"][/caption]

como tema legislação de trânsito nas três esferas de governo

Na manhã desta quarta-feira (05), a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa, participou como palestrante da 7ª edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, promovido pelo grupo Diários Associados. Realizado na sede da entidade, no bairro de Santo Amaro, o evento também contou com apresentações da presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Simíramis Queiroz, do presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Jurandir Liberal e do deputado estadual e presidente da Comissão de Mobilidade da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Sílvio Costa Filho.

Nesse sétimo encontro, o tema escolhido para o debate de idéias foi a legislação de trânsito nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Na sua fala, Pompéia tratou do papel das cidades e, especificamente, do Recife no que diz respeito à gestão de trânsito. Segundo a presidente do órgão, a CTTU tem como função cumprir e exercer a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas não somente os gestores públicos têm essa tarefa e sim toda a sociedade. “Cumprir a legislação é uma obrigação de todos, pois segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos”, defendeu.

Na sua explanação para o auditório, a presidente da CTTU falou sobre algumas das mais recentes atividades do órgão municipal, a exemplo da campanha de conscientização para o uso correto nas vagas especiais de estacionamento destinadas aos idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e o Plano Municipal de Educação para o Trânsito, lançado pelo prefeito João da Costa durante a Semana Nacional de Trânsito, no último mês de setembro. Pompéia também tratou sobre as portarias técnicas que a CTTU emite para validar as ações nas vias do Recife. “Toda vez que realizamos uma nova sinalização na Cidade é publicada uma portaria técnica no Diário Oficial do Município para respaldar a intervenção”, informou.

Já a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Simíramis Queiroz, falou sobre as instituições que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), entidade máxima do país que rege todas as outras. Segundo a representante do Conselho, em Pernambuco apenas 26 cidades já municipalizaram o trânsito. Entretanto, desse número quatro delegaram para o estado a gestão e duas outras cidades nunca exerceram suas atribuições propriamente. “O trânsito para mim é uma missão que precisa ser trabalhada diariamente”, disse Simíramis.

Também como palestrante, o vereador Jurandir Liberal falou sobre o Plano Diretor do Recife e sobre a lei de sua autoria que cria o sistema cicloviário da cidade. O deputado estadual Silvio Costa Filho tratou entre outros temas, das obras de mobilidade que serão realizadas no Estado para a realização da Copa do Mundo de 2014. Ao final das palestras, os convidados responderam perguntas feitas por internautas e de participantes do debate.