Usuários da Academia da Cidade comemoram o verão com evento na Jaqueira
Mais de 200 frequentadores prestigiaram as atividades no polo
A chegada da estação mais quente do ano ganhou uma comemoração especial por parte do Programa Academia da Cidade, da Prefeitura do Recife. Para celebrar a época, no início da manhã desta quarta-feira (05), usuários dos núcleos da Zona Noroeste da Cidade foram recebidos com uma programação especial no polo do Parque da Jaqueira. Batizado como Primaverão, o encontro contou com a presença de mais de 200 freqüentadores, vindos também das unidades do Sítio Trindade, Morro da Conceição e do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, além da Beira-Rio, na Zona Oeste da capital pernambucana.
Para dar às boas-vindas aos participantes, um acolhimento foi feito pelos profissionais de educação física, no espaço decorado com balões. Depois, homens e mulheres fizeram um alongamento e, em seguida, teve início o aulão de ginástica. Sempre em clima de diversão, os movimentos eram alternados com passos de dança. E ninguém que estava no local resistiu à coreografia coletiva, que incluiu ritmos variados, como frevo, samba e até lambada.
O encontro teve espaço também para orientações a respeito de cuidados com a saúde. “Principalmente no verão, quando é preciso ter atenção com aspectos como proteção contra os raios solares e hidratação”, apontou a coordenadora técnica do programa no Distrito Sanitário III, Raquel Pajeú. “Nossa proposta foi fazer uma atividade que atraísse os usuários e convidasse mais pessoas a aderir ao programa. Com esse nome, o Primaverão existe há dois anos, mas desde 2008 promovemos o evento, que começou menor e foi crescendo com o passar do tempo”, comentou.
Frequentador da Academia da Cidade há oito anos, o guarda municipal Reginaldo Correia era um dos mais empolgados. Acompanhados de profissional e acadêmico do programa, ele e outros usuários do Sítio Trindade decidiram se movimentar antes mesmo de chegar ao Primaverão e foram até o Parque da Jaqueira correndo. O percurso de, aproximadamente, 1,5 km foi percorrido em pouco mais de dez minutos. “A integração é grande quando participamos de atividades em outros polos. É importante, porque quebra a rotina diária e ainda fazemos novas amizades”, ressaltou.
O encerramento da mobilização foi com um café da manhã saudável, à base de salada de frutas, sucos e porções de frutas in natura. “É importante realizarmos ações como o Primaverão para chamar a atenção da população sobre a necessidade da prática da atividade física regular não apenas no verão, mas durante todo o ano. Nossa intenção é conscientizar a todos, deixando claro que os bons hábitos devem ser mantidos não apenas no período do calor. Dentro do possível, queremos que as pessoas tenham autonomia para cuidar da própria saúde, mostrando que isto faz parte de um processo educativo”, completou Ebrivaldo Cavalcanti, gerente do Programa Academia da Cidade.