NOTÍCIAS

Cultura | 05.10.12 - 15h52

Jovens da Funase concluem Oficina de Dança Afro e Percussão

[caption id="attachment_26969" align="alignleft" width="334"] Trinta adolescentes reeducandos do Centro de Internação Provisória da Funase receberam os certificados de conclusão. Foto: Irandi Souza[/caption]

Na manhã desta sexta-feira (05), a Prefeitura do Recife realizou o encerramento da Oficina de Dança Afro e Percussão, na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Na ocasião, 30 adolescentes reeducandos do Centro de Internação Provisória da Funase receberam os certificados de conclusão.

A ação faz parte das atividades do Projeto Juventude de Terreiro, que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o objetivo é trabalhar o tema da cultura afro-brasileira com jovens em situação de vulnerabilidade.

O curso teve duração de um mês e foi ministrado pelo organizador do Grupo de Apoio Pé no Chão, Luziel Lourenço. A Organização Não Governamental (ONG) realiza trabalhos culturais com crianças e adolescentes da periferia do Recife.

Após a entrega dos certificados, os reeducandos conferiram a apresentação da ONG e fizeram uma demonstração do que aprenderam durante as aulas. O evento contou com a presença da secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo, do Presidente da Funase, Alberto Vinícius, além de várias autoridades representantes da Fundação. “Estes jovens precisam de atividades educativas, criativas e culturais. As aulas devem ser encaradas como oportunidades de desenvolvimento, onde eles podem pensar como uma porta de saída da vulnerabilidade e uma chance para conhecerem a cultura pernambucana”, disse a secretária.

O reeducando, L.R., de 17 anos, concluiu o curso de Percussão e não esconde a satisfação em pode participar: “Percebi que posso melhorar de vida e refletir mais sobre minhas ações. Gostaria muito que este projeto continuasse”, desabafou o menor.