Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 05.10.17 - 13h09

Mercado de Beberibe recebe ações de apoio aos pequenos negócios

img_alt

Atividades marcaram o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa e foram realizadas em parceria entre a PCR e o Sebrae (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Mercado de Beberibe, situado na Praça de Convenção, foi um dos locais que receberam, nesta quinta (5), as atividades do Movimento Compre do Pequeno Negócio (MCPN), realizado pelo Sebrae, com apoio da Prefeitura do Recife. A ação marcou o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa e teve o objetivo de estimular o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas no estado e geram 48% dos empregos formais. Os comerciantes foram estimulados a colocar produtos em promoção e se capacitar para atender melhor o cliente.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife participou do evento, com o atendimento da Sala do Empreendedor para orientar micros e pequenos empresários que desejem se formalizar e cadastro para quem quer ter acesso a crédito produtivo. “Além disso, nossa equipe distribuiu, junto com a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), panfletos informativos sobre linhas de crédito”, explica a gestora da Sala do Empreendedor, Márcia Melo. Outros parceiros da Sala, como a CDL e a operadora de cartões de crédito Rede, também marcaram presença.

Alexandre Fiel da Costa, proprietário da Fiel Pet, uma loja de artigos para animais, disse que deu desconto de 10% em alguns produtos. “Já usei microcrédito e foi muito útil pra mim. Agora, se eu precisar de novo, sei como fazer”, comentou. As ações aconteceram também nas ruas das Calçadas, Santa Rita e Vidal de Negreiros, no bairro de São José, incluindo um seminário para empreendedores, com palestras e dicas para aumentar as vendas e se beneficiar de ferramentas do marketing digital.

"É uma estratégia que, além de promover negócios para este segmento das micro e pequenas empresas, estimula a sociedade para a importância da geração de renda, empregos e desenvolvimento local, através do fortalecimento dos pequenos negócios", pontua o diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos. Em um ano, 22.486 novas empresas (pequenos negócios que faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente) foram formalizadas no Estado. Levantamento nacional mostra que, de janeiro a agosto deste ano, os pequenos negócios acumularam saldo positivo de quase 327 mil empregos, enquanto as médias e grandes empresas extinguiram 182,4 mil postos de trabalho.