Recife Mais Cultura leva tradição pernambucana para a Pracinha de Boa Viagem
Sob uma lua cheia e com um público de recifenses e turistas que lotavam a Pracinha de Boa Viagem, foi lançado na noite de ontem (4), o Recife Mais Cultura. Como forma de evocar as tradições pernambucanas e aquecer o turismo local, o projeto foi iniciado com dois grupos culturais, a orquestra do Maestro Maurício Neto e o grupo Fábrica Fazendo Arte. A partir de agora, todas as quartas-feiras do ano, sempre às 19h, a população e os visitantes poderão participar do evento. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.
Nesta primeira edição, a ciranda foi a manifestação cultural escolhida para abrir a programação. Esta foi uma forma de lembrar dos encontros tradicionais que aconteciam na praça há anos atrás, muito lembrado pelos antigos moradores do local. Maria Helena Alves é pernambucana nascida no município de Caruaru, mas morou 50 anos no estado de Rondônia. Esta semana se mudou para o Recife e ficou muito tocada em reviver seus tempos de juventude. "Estou reencontrando as minhas origens, faz 30 anos que não danço e hoje me entreguei aqui. Deus me trouxe de volta pra cá.Que retorno maravilhoso", contou, emocionada.
O grupo de dança e teatro mostrou uma parte do espetáculo Pernambuco Coração do Nordeste. Eles também realizaram uma aula de ciranda que resultou uma numa grande dança de roda com o público. "Eu amo Recife e desta vez, trouxe a minha irmã para conhecer a cidade. A pracinha é um verdadeiro cartão postal e não podia deixar de vir", contou a turista do Rio Grande do Sul, Elaine Dornelas.
Na próxima quarta (11), o grupo Fábrica Fazendo Arte e a orquestra do Maestro Maurício Neto se apresentam novamente com diferentes ritmos e danças. O evento começa às 19h e é totalmente gratuito.