Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 05.10.22 - 11h56

Sexta-feira é dia de ciranda no Pátio de São Pedro

img_alt

A partir das 17h30 do próximo dia 7, as cirandas do Egídio, Dengosa e Porto de Galinha, além do cantor Silvério Pessoa, convidam o Recife a dar as mãos, na edição de outubro do projeto Ciranda no Pátio. Programação tem periodicidade mensal. (Foto: Divulgação)

 

Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, convida a celebrar e salvaguardar a tradição da ciranda, formando uma grande roda ao redor de quatro atrações, entre grupos tradicionais da cultura popular e as cenas mais contemporâneas da música recifense, no Pátio de São Pedro. A programação faz parte do Projeto Cultura que Toca no Pátio, que vem executando uma série de ações e articulações para a retomada cultural do Pátio, a exemplo das apresentações de agremiações da cultura popular aos domingos.

A programação começa às 17h30, com a apresentação da Ciranda do Egídio. Às 18h20, subirá ao palco a Ciranda Dengosa. A partir das 19h, Silvério Pessoa entra na roda para celebrar as tradições da cultura nordestina, com sua música cheia de referências aos ritmos e compositores nordestinos de todos os tempos, assegurando raízes ao futuro. A última atração da noite será a Ciranda Porto de Galinha, que se apresenta às 20h.

Com periodicidade mensal, a Ciranda no Pátio é uma iniciativa do poder público municipal e acontece na primeira sexta-feira do mês, resgatando uma programação tradicional, oferecida nos idos de 1970, feita de dança e música, tecida na oralidade e repassada literalmente de mão em mão, em um de seus palcos historicamente mais cativos.

Domingo – No domingo (9), o Pátio de São Pedro também será todo celebração cultural, com a apresentação de quatro grupos e agremiações, a partir das 13h30: Orquestra Trilha Nordestina, Cia de Dança Art Pernambucana, Tribo Taquaraci e Nação do Maracatu Porto Rico. 

Além disso, os espaços culturais mantidos pela Prefeitura, a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science, o Memorial Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular, estarão de portas abertas, das 13h às 16h, convidando a um passeio pelas tradições e pelas histórias da cultura pernambucana e de alguns de seus maiores protagonistas.