Prefeitura ouve moradores do Morro da Conceição para definir intervenção em escadaria
A Prefeitura do Recife reuniu moradores do Morro da Conceição, nesta quarta-feira (4), para ouvir sugestões sobre o projeto de requalificação da escadaria Ladeira Apique, que ganhará um novo mosaico. A oficina de cocriação foi realizada pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), em parceria com o artista plástico Leopoldo Nóbrega, atual criador da alegoria gigante do Galo da Madrugada, e aconteceu no Conselho de Moradores do Morro da Conceição. O objetivo foi definir, junto com a população, os temas a serem retratados no novo mosaico, que deve ficar pronto até dezembro.
“Tivemos um momento muito rico de troca e de construção coletiva para criar o novo mosaico da escadaria Ladeira Apique, que vai ser um cartão-postal do Morro da Conceição, com a identidade da comunidade e feito com a participação dos moradores. A intervenção se conectará com outros equipamentos públicos, como as três escolas públicas que funcionam no Morro”, explica a secretária executiva de Inovação Urbana do Recife, Flaviana Gomes.
A gestora acrescenta que a oficina de produção, próxima etapa do processo, será uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, conhecer técnicas e processos criativos para o desenvolvimento e execução da intervenção. A atividade acontece nos dias 10 e 11 de outubro e na semana de 16 a 20 de outubro, no Atelier Arte Plenna, situado na Rua Almirante Noronha de Carvalho, 225, Ponto de Parada.
A moradora Vilma de Souza Filha sugeriu a inclusão de Zé Neguinho do Coco, conhecido artista do bairro. “Ele cantava sempre por aqui para alegrar as festas e era conhecido por todo mundo. Também gostaria de incluir o Padre Reginaldo Veloso”, propôs. Entre os outros temas sugeridos pelos participantes da oficina estão a torre da igreja, a santa, o cantor João do Morro, a cabidela do Bar da Geralda, o maracatu rural, as escolas de samba Galeria do Ritmo e Acadêmicos do Morro, as rezadeiras, as quadrilhas juninas, Iemanjá e equipamentos como o Cervac.
De acordo com o artista Leopoldo Nóbrega, que vai criar o novo mosaico, foi um momento para definir os temas de cada um dos 16 patamares da escadaria. “Fizemos uma ‘chuva de ideias’ para incorporar a memória e as referências dos moradores. O trabalho continua nas próximas semanas, com a realização das oficinas voltadas para a produção das peças”, aponta.