Secretaria de Educação do Recife participa da XIV Bienal do Livro com extensa programação
Oficinas, contação de histórias, lançamentos literários e muita tecnologia são algumas das atividades programadas para o evento
A 14ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco preenche o pavilhão do Centro de Convenções a partir desta sexta-feira (6). Até o dia 15 de outubro, diversas atrações irão envolver esse que é um dos maiores e mais importantes eventos do ramo literário do Brasil. Dentre elas, a Secretaria de Educação do Recife marca presença por meio das secretarias executivas de Gestão Pedagógica, Primeira Infância e Projetos, Tecnologia e Inovação.
Durante todos os dias de programação, os stands 12 e 13 estarão recebendo diversos tipos de atividades. Contação de histórias, recital de poesias, oficinas, apresentações culturais e conversas com escritores, com uma temática importante sobre “Mãos que falam: promovendo a inclusão da Libras”, são algumas das atrações que o público pode conferir. Além disso, alguns lançamentos de obras produzidas por professores da Rede Municipal de Ensino da cidade também poderão ser prestigiadas, como o caso da professora Érica Montenegro, da E.M. do Coque, que estreia o livro “A roupa nova do Camaleão”, e da professora Luciana Moura, da E.M Professor Júlio de Oliveira, que lança o volume 2 da obra “Revolução dos contos de fada”.
Com foco na primeira infância, que vai até os seis anos de idade, Tio Bruninho traz atividades de musicalização, enquanto Mari Bigio promove contação de histórias. Ilana Ventura e o mágico Rodrigo Lima também são presenças confirmadas e a garantia de muito sucesso entre os pequenos.
A tecnologia também terá um espaço muito especial e de protagonismo na Bienal. Estão programadas oficinas envolvendo Melodias de Imaginação, trabalhando a musicalização de crianças com muita ludicidade; computação desplugada, promovendo a iniciação ao pensamento computacional através da manipulação do robô explorador; apresentação do robô explorador kids; robótica humanoide - brincando e interagindo com o robô NAO -, oficinas de cultura maker e apresentação de sites de recomendação de leitura, a exemplo da “Árvore de Livros”, muito popular dentro das unidades de ensino da rede municipal.
A programação da Secretaria de Educação do Recife será estendida ao palco principal da Bienal. Na segunda-feira (9), às 10h30, o público terá a oportunidade de conferir a apresentação da Escola de Circo. Na terça (10), no mesmo horário, o órgão apresenta o espetáculo Recife - Cidade Lendária e o Festival Literário, às 15h, com a participação das Escolas Municipais General Emídio Dantas Barreto, Lutadores do Bem, Poeta Solano Trindade, Compositor Capiba e Severina Lira. Já na quarta (11), às 19h30, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovem uma grande ciranda.
“A Bienal é um acontecimento muito importante para a nossa cidade e a Rede Municipal de Ensino do Recife não poderia ficar de fora dessa iniciativa. Ficamos muito felizes em ver nossos professores sendo protagonistas de seus próprios trabalhos e empolgados em saber que nossos estudantes também vão se apresentar e prestigiar o evento”, celebrou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.