NOTÍCIAS

Cultura | 05.11.12 - 19h07

Oficina de reciclagem de óleo é destaque na VII Semana de Ciência e Tecnologia

[caption id="attachment_27993" align="alignleft" width="334"] Os estudantes aprenderam a fazer sabão utulizando óleo, soda cáustica em escama, fubá e detergente. Foto: Antônio Tenório[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, promoveu nesta segunda (05), à tarde, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, a oficina de Óleo Usado do projeto: Recicle e Preserve o Rio Jiquiá.

Participaram da oficina 50 alunos do ensino fundamental e médio da escola Municipal Nilo Pereira, situada em Casa Amarela, com o objetivo é mobilizar os jovens sobre o tema reciclagem, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Os estudantes aprenderam a fazer sabão utilizando óleo, soda cáustica em escama, fubá e detergente.

“A escola já trabalhava com a questão do meio ambiente, ela tem um projeto, o Com vida, que é a Comissão de Qualidade de Vida que é também da Prefeitura. E foi a partir daí que percebemos que a comunidade sofre com o esgoto e o grande é o óleo, que entope os canos. Quando a escola teve acesso à palestra do saneamento e vimos que era o óleo que fazia isso, começamos o projeto de reciclagem”, explica o técnico ambiental e coordenador da oficina, Flávio Reis. Até o final do ano, o projeto pretende alcançar a Escola Antônio Farias, no bairro de San Martin.