NOTÍCIAS

| 05.11.12 - 18h19

Recifenses recebem mais uma edição do tratamento coletivo contra a filariose

Por Junior Aguiar

Em 2003, a Secretaria Municipal de Saúde lançou um programa especial de combate a filariose no Recife, intitulado Xô Filariose. Desde então o número de casos da doença veio diminuindo consideravelmente em quase 100%. Para que a população recifense continue praticamente livre desse mal que pode causar deformidades pelo corpo, terá início nesta terça-feira (06) mais uma edição do tratamento coletivo contra a doença em 11 bairros do Município contemplando aproximadamente 97 mil moradores.

Até o dia 20 de dezembro, cerca de 300 profissionais da Saúde Municipal estarão reunidos na campanha. Entre eles os Agentes Comunitários de Saúde que irão realizar um porta a porta distribuindo remédios preventivos à filariose. Serão atingidas pela iniciativa as micro áreas dos bairros Ilha de Joana Bezerra, Cabanga, Santo Amaro, Água Fria, Linha do Tiro, Nova Descoberta, Passarinho, Brejo de Beberibe, Mustardinha, Mangueira e Afogados.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Filariose, Erika Avelar Jatobá, para que o trabalho alcance o resultado desejado, é preciso que a população faça sua parte. “As pessoas deverão receber os técnicos da Secretaria de Saúde em suas casas e, acima de tudo tomar o remédio que será distribuído. O comprimido não tem contra-indicações e previne a contaminação da filariose”, comentou.

Érika ainda explica que os projetos implantados no combate à filariose tem se consolidado com sucesso no Recife. “A expectativa é que a transmissão da doença no Recife seja eliminada em 2015. É uma confirmação de que estamos no caminho certo. Também configura-se numa grande conquista para a saúde da população, que tem sido parceira nas ações voltadas para o combate à enfermidade no município”, disse.

Saiba mais – A Prefeitura do Recife oferece o teste da Gota Espessa em todos os Distritos Sanitários. O exame que consiste apenas num furinho no dedo, detecta a filariose e outras doenças no corpo. Mas para que a detecção seja feita é preciso que o cidadão faça o teste das 22h à meia-noite, pois é quando o parasita circula pelos vasos sanguíneos mais superficiais, assim facilita sua detecção.

Para saber qual local mais perto de casa para realizar o exame, basta ligar gratuitamente para a Ouvidoria SUS Recife através do número 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.