NOTÍCIAS

Cultura | 05.11.13 - 17h04

Comerciantes do Camelódromo conhecem o Programa de Crédito Produtivo

Comerciantes que atuam no Camelódromo, na Avenida Dantas Barreto, recebem, até a próxima sexta-feira (08), visita dos agentes do Programa Crédito Produtivo da Prefeitura da Cidade. A ação tem por objetivo apresentar as linhas de créditos das instituições bancárias parceiras da iniciativa da gestão municipal, adequando os planejamentos financeiros à realidade de cada tipo de negócio. O programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, atende aos micro e pequenos empreendedores formais ou não. 

O Camelódromo conta com cerca de 1,3 mil comerciantes que devem apontar para os agentes suas principais demandas. A partir desse breve diagnóstico já é possível orientar os comerciantes do local quanto as melhores linhas de crédito conforme o objetivo de cada um. O perfil de cada um deve ser levado em conta para o melhor aproveitamento possível dos recursos no investimento que pretende realizar.

A equipe de Crédito da PCR acompanha esses comerciantes desde o planejamento, passando pela liberação do recurso financeiro, prestando assessoria para a utilização do crédito, até o final do prazo de pagamento. A primeira visita, realizada após a aquisição do crédito, acontece com 30 dias. É nela que são avaliadas a aplicação do recurso e seu impacto no empreendimento e na vida dos pequenos empreendedores. Havendo necessidade, os interessados podem ser encaminhados para os cursos modulares e/ou consultorias individuais ou coletivas.

As linhas ofertadas no Programa de Crédito Produtivo são: microcrédito produtivo e orientado; capital de giro para compra de matéria-prima, insumos e mercadorias; investimento fixo para aquisição de máquinas, equipamentos, reforma, ampliação, melhoria nas instalações; e capital misto, que mescla capital de giro e investimento fixo. Para conseguir o financiamento é preciso ser maior de 18 anos e não possuir restrições cadastrais. São parceiras da PCR neste ação as seguintes instituições bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE).