Novembro Azul: programação é aberta no Recife com serviços para homens
“Passamos o dia no táxi, não temos tempo para cuidar da saúde”. A afirmação de Mário França, de 68 anos, que trabalha como taxista há 40, reflete a realidade da maioria dos homens. Foi pensando em ajudá-los que profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, levaram na última quarta-feira (4) até a Cooperativa de Taxistas do Tacaruna, em Santo Amaro, vários serviços de saúde. A ação faz parte das atividades realizadas no Novembro Azul, movimento nacional que alerta para os cuidados com a saúde do homem. No mesmo dia, profissionais dos Correios do bairro do Prado também foram beneficiados.
Entre uma corrida e outra, os taxistas puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicose e receber vacina contra influenza. Eles receberam também orientações sobre câncer de próstata, de pênis e dicas de como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Aqueles que apresentaram alguma alteração nos exames foram encaminhados para as unidades de saúde, para tratamento.
No Complexo Operacional dos Correios, localizado no Prado, cerca de 600 profissionais participaram do mutirão de vacinação. Foi administrado um total de 837 doses de vacina contra hepatite B, difteria/tétano, tríplice viral e gripe. Erick Moura, carteiro há 29 anos, tomou três das quatro vacinas oferecidas antes do trabalho. “Essa é uma oportunidade de cuidar da minha saúde. No dia a dia é difícil arrumar tempo pra isso.” Flávio Augusto Ribeiro, de 47 anos, também aproveitou a oportunidade. “Não costumo ir ao médico, achei ótimo poder tomar algumas vacinas que nunca havia tomado antes”.
“Essa ação foca o homem trabalhador, que sempre encontra desculpa para não procurar o serviço público para cuidar da saúde. Se eles não vão até nós, nós iremos até eles”, afirmou o coordenador da Política Municipal de Saúde do Homem, Helton Feitosa.