NOTÍCIAS

Turismo | 05.11.15 - 15h55

Olha! Recife com passeios dedicados à Casa Amarela e ao protestantismo

Roteiros gratuitos oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, oferecem visitas guiadas à história e às belezas da cidade

Um dos mais tradicionais bairros da cidade, que preserva até hoje sua essência horizontal, de muitas casas e um forte comércio popular, Casa Amarela é tema de um dos roteiros do Olha! Recife desta semana. O passeio a pé sairá do Sítio Trindade, às 9h do domingo (8), com destino à história, edificações mais importantes e até à gastronomia do bairro.

Entre os pontos que serão visitados, estão o cemitério e o Mercado de Casa Amarela, inaugurado em 1930, cujas estruturas de ferro são originárias do antigo mercado da Caxangá. Além do próprio Sítio Trindade, construído por Matias de Albuquerque, no ano de 1630, para proteger Pernambuco dos holandeses.

Também estão no roteiro a Igreja do Bom Jesus, construída com a ajuda dos fiéis e inaugurada em 1935 na Rua da Harmonia; a sede do América Futebol Clube, fundado em 1914 e campeão de seis títulos estaduais; e a Bodega do Artur, uma mercearia típica dos anos 50. Outra parada obrigatória será a casa que deu nome ao bairro, perto do terminal da estrada de ferro e que servia de ponto de referência na região, pela cor ocre que chamava a atenção de quem passava.

O Olha! Recife pedalando, também no domingo, será dedicado a Dom Vital, que protagonizou a Questão Religiosa, conflito que aconteceu no Brasil de março de 1872 a setembro de 1875 entre a Igreja Católica e a Maçonaria, chegou a ser preso em 1875 e morreu em Paris, em julho de 1878, entrando para a história como principal personagem do fato histórico que marcou o início da separação entre Igreja e Estado no Brasil.

Os inscritos conhecerão a Basílica da Penha, onde seus restos mortais estão sepultados, a praça que leva seu nome, no bairro de São José, e o Palácio da Soledade, onde o bispo morou.

O passeio de catamarã, no sábado (7) será dedicado às pontes do Capibaribe. No trajeto, desfilarão sobre os participantes as pontes da região central da cidade, cercadas de palácios, edificações históricas, igrejas, monumentos e manguezais. O passeio sai às 9h do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas.

No sábado à tarde, o roteiro de ônibus levará os participantes para conhecer a história do protestantismo no Recife, que teve seu início ainda no século XVII, durante a ocupação holandesa. O passeio oferecerá um panorama a respeito do movimento protestante no Recife, com a história das primeiras congregações instaladas na cidade e seus belos templos, que se destacam na paisagem com suas características históricas. No percurso, visitas à Igreja Presbiteriana da Boa Vista, Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, Paróquia Luterana de Casa Amarela, Igreja Batista da Capunga e Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana. O passeio sairá, às 14h, da Praça do Arsenal

Todos os passeios são gratuitos e oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Para participar, é necessário se inscrever nesta sexta-feira (6), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

Serviço
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito Protestante
Quando: Sábado (7), às 14h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife no Rio
Tema: Rio Capibaribe e suas Pontes
Quando: Sábado (7), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

Olha! Recife Pedalando
Tema: Circuito Dom Vital
Quando: Domingo (8), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé
Tema: Casa Amarela
Quando: Domingo (8), às 9h
Saída: Sítio Trindade - Entrada principal em frente ao casarão