Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 05.11.18 - 11h41

Plano de Turismo Criativo do Recife será validado no REC’n’Play

 
As ações construídas de forma conjunta com a sociedade civil serão apresentadas no dia 7 de novembro
 
A última etapa do Plano de Turismo Criativo do Recife, antes do seu lançamento oficial, será a validação. Na próxima quarta-feira (7), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai apresentar o Plano à sociedade, programação que faz parte do REC’n’Play. Na ocasião, as pessoas conhecerão o projeto e poderão sugerir últimos ajustes. Recife vai ser a primeira capital nordestina a contar com um Plano de Turismo Criativo
 
Iniciado em junho deste ano, o Plano de Turismo Criativo do Recife tem o objetivo de estabelecer diretrizes para a realização de ações, tomadas de decisões da política turística municipal, infraestrutura, governança, comunicação e promoção de vivências criativas locais. O pontapé inicial da iniciativa foi a criação de um Grupo de Trabalho formado por técnicos de turismo do poder municipal, das faculdades de turismo da cidade, do Sebrae e empreendedores da área, com vistas ao planejamento e discussão de estratégias, conceitos e processos metodológicos. A reunião do grupo gerou etapas de trabalho de construção conjunta com a sociedade.
 
A primeira dessas etapas ocorreu em agosto com a realização do evento Marco Zero do Turismo Criativo do Recife. O evento contou com a presença de 250 lideranças do cenário criativo e turístico da cidade. Na ocasião, foram envolvidas em dinâmicas integrativas, discussões temáticas e performances imersivas junto a grupos culturais. Ao final, as pessoas foram convocadas ao sonho coletivo de “Como Transformar o Recife em Destino Referência do Turismo Criativo”.
 
Mais tarde, em setembro, foram realizadas seis Oficinas Ideativas para discutir e colher ideias de como deixar o Recife mais encantador e atraente. As temáticas tratadas nos encontros se basearam em como aproximar os produtos criativos e turísticos do mercado, como fortalecer a comunicação junto ao público do Turismo Criativo, que infraestrutura investir para fortalecer o Turismo Criativo em Recife e como conectar os diversos segmentos criativos da cidade. Em outubro, consultores especializados se debruçaram na sistematização das ideias propostas nas oficinas, na sua análise técnica e na redação do plano.
 
No dia 7 novembro, durante a programação do REC’n’Play, será feita a validação junto à sociedade das ações propostas no Plano, onde as pessoas poderão sugerir novos ajustes e adequações ao documento e, assim, seguir para sua redação final. Seu lançamento oficial será no “Seminário Internacional de Turismo Criativo”, promovido pela Prefeitura do Recife e Sebrae, nos dias 7 e 8 de dezembro. Essa iniciativa constitui um marco na gestão da atividade turística municipal, sendo Recife a primeira cidade do Nordeste a contar com um plano de turismo criativo.