“A prefs tá on” e chega ao Rec’n Play mostrando porque é referência nacional em Governo Digital
“A prefs tá on” o ano todo e durante o Rec’n Play aporta no Bairro do Recife com carga total. Nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro a Prefeitura do Recife se junta a um dos maiores e mais importantes eventos de tecnologia, inovação e criatividade do Brasil. Na bagagem para a imersão 2024, que também fala de economia e cultura, a prefeitura da capital pernambucana chega para mostrar as iniciativas digitais que têm mudado a relação da população com a cidade e com o acesso aos serviços públicos municipais. A programação municipal completa está no site https://recnplay.recife.pe.gov.br/.
“A transformação digital influenciou de maneira definitiva o jeito como as pessoas passaram a consumir bens, informações e serviços. O mundo online é uma realidade e essa transformação também faz parte das iniciativas de Governo Digital da Prefeitura do Recife”, pontua Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito trazido para este ano reforça a presença digital que colocou o Recife no hall das principais cidades brasileiras que mais investem no meio online para simplificar a vida das pessoas. “A prefs tá on” é o slogan que carimba o passaporte da Prefeitura do Recife nesse grande festival que é o Rec’n Play.
Para celebrar os quatro dias de muita informação, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com a Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), estarão presentes na Avenida Rio Branco com um estande que fala a linguagem da criatividade. Telas de led dentro e fora do estande aberto são um convite para conhecer e participar de algumas atividades que conversam diretamente com projetos como o AdotaPET, Conecta Recife (hub digital da prefeitura), Embarque Digital, Moeda Capiba, GO Recife, Recicla Lab, entre outros.
A TV Conecta Recife, a TV streaming da Prefeitura do Recife, também está com programação especial. De manhã e de tarde, sempre às 10h e às 14h30, haverá transmissão ao vivo direto do estúdio para os leds do estande na Rio Branco e para o canal da TV no Youtube (www.youtube.com/@tvconectarecife). Entrevistas com as pratas da casa e convidados especiais para falar sobre comunicação pública no meio digital são parte do que a produção preparou para o evento. “A comunicação que a Prefeitura do Recife faz hoje é uma grande referência nacional e entrega à população uma linguagem completamente diferente do que as pessoas estavam acostumadas e a TV Conecta está dentro desse novo conceito de fazer comunicação.”, explica João Carvalho, diretor da TV Conecta. Além da transmissão, as equipes de reportagem estarão nas ruas cobrindo a programação com conteúdos exclusivos para o perfil no Instagram (@tvconectarecife).
Demais Secretarias da Prefeitura do Recife também marcarão presença no evento, a exemplo da Secretaria da Mulher, Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Cultura e outras, cada qual com uma programação que reforça o papel da gestão recifense como referência em tecnologia.
Confira todos os programas de maneira detalhada:
Secretaria da Mulher
A Secretaria da Mulher do Recife vai participar das ações em mais uma edição do Rec’n Play. Durante todo o período, o órgão vai montar no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, localizado na Rua do Bom Jesus, um espaço de acolhimento e orientação para mulheres. Das 14h às 20h, as mulheres podem ter acesso à informação sobre prevenção à violência doméstica e sexista e também de ações e projetos da secretaria dos quais se pode participar.
Além disso, 24 mulheres que integram a Rede de Artesãs irão comercializar seus produtos na Feira do Empreendedor, também na Rua do Bom Jesus, durante todos os dias de realização do festival. No local, vão ser comercializados diversos produtos, como amigurumi, bonecas, velas e aromas, macramê, etc.
Durante os dias 6 e 7, das 15h às 19h, a Secretaria realiza o ideathon (evento criado para gerar ideias inovadoras) "Empodere-se no Rec'n'Play 2024". Em parceria com a POWER e Governo Britânico, através do UK-Brazil Tech Hub, a iniciativa visa desenvolver novas competências, abrir novas possibilidades e potencializar mulheres empreendedoras autorais de baixa renda. O evento pretende não apenas capacitar as participantes, mas também criar um ambiente onde as ideias e projetos possam prosperar e se desenvolver.
Secretaria de Educação e Secretaria Executiva da Primeira Infância
A programação da Secretaria de Educação do Recife para o Rec’n’Play 2024 inclui atividades voltadas para crianças e adultos, coordenadas pela Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPIN).
A Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPIN) estará presente no REC'N'Play com o Laboratório Itinerante da Primeira Infância, oferecendo uma programação diversa tanto para crianças quanto para adultos. Em parceria com a MindLab e a Secretaria Executiva de Projeto, Tecnologia e Inovação (SEPTI), as atividades para as crianças de 4 e 5 anos da rede municipal envolvem experiências tecnológicas adaptadas à idade, como introdução à programação, robótica e jogos educativos, tudo em um ambiente seguro e acolhedor.
Para o público adulto, a SEPIN organizará três mesas-redondas para debater temas cruciais: o impacto das mudanças climáticas na vida das crianças, o papel da IA em processos participativos infantis no planejamento de cidades mais justas, e a relação entre tecnologia e primeira infância, abordando tanto os benefícios quanto os desafios para o desenvolvimento infantil.
Além das atividades promovidas pela SEPIN em colaboração com outras secretarias, o REC'N'Play oferece uma programação ampla para crianças, incluindo exposições, shows, brincadeiras, oficinas e contação de histórias, que estimulam o aprendizado de forma leve e divertida. O Polo Infantil do REC'N'Play é ideal para famílias que buscam unir entretenimento e educação, proporcionando momentos inesquecíveis para os pequenos exploradores do futuro.
Para o público infantil, foram planejadas duas oficinas diárias, cada uma com duração de uma hora, destinadas a crianças de 4 e 5 anos da rede municipal. A Oficina 1, das 9h às 10h, em parceria com a MindLab, envolve jogos como "Tic Tac Toe" e "Onde Está Tobi", focando em habilidades como resolução de problemas, motricidade e orientação espacial. A Oficina 2, das 10h às 11h, em colaboração com a Secretaria Executiva de Projeto, Tecnologia e Inovação (SEPTI), é chamada "O Caminho do Robô – Seguindo as Pistas", introduzindo o pensamento computacional de forma lúdica, utilizando um "robô" controlado pelas crianças. Esta atividade ocorre em diferentes unidades de ensino ao longo do evento: dia 06/11 na Creche Escola Semeart, dia 07/11 na Creche Escola Brincar e Aprender e dia 08/11 no CMEI Professor Paulo Rosas.
Para o público adulto, três mesas-redondas serão realizadas, uma por dia, das 15h às 17h, abordando temas como resiliência urbana e a voz das crianças, mudanças climáticas e infância, e tecnologia na primeira infância.
No dia 6 de novembro, das 10h às 11h, a Secretaria Executiva da Primeira Infância também faz o "Caminhão da Primeira Infância: Explorador Kids", com interação com o Robô Humanoide NAO, mediado por Nívea, Rosângela e Plínio (EMAD), para a Creche Escola SEMEART (G-V), no laboratório da Primeira Infância, localizado na Rua do Observatório. Das 15h30 às 17h30, há uma exposição e interação com o Robô NAO, incluindo um quiz com conteúdos digitais, realidade aumentada e brindes no stand da PCR - EducaRec’n’Play.
Já no dia 7 de novembro, das 10h às 11h, é a vez da Creche Escola Brincar e Aprender (G-V) receber o "Caminhão da Primeira Infância: Explorador Kids". No mesmo horário, haverá a oficina "Explorando o futuro das mídias com consciência", mediada por Francisco, Josiane e Kylson, aberta ao público na Cesar Tiradentes (Sala 1).
Para o dia 8 de novembro, das 9h às 10h, tem-se a "Oficina 1: Animação com Stop Motion", direcionada aos estudantes da EM João XXIII, na Arena Educação. Das 10h às 11h, o "Caminhão da Primeira Infância: Explorador Kids" estará disponível para a escola CMEI Professor Paulo Rosas (G-V). Das 10h30 às 11h30, a Mesa 1 discutirá "Desafios e oportunidades da IA na sala de aula", com mediação de Audaci Maria, na Arena Educação. Das 11h45 às 13h, ocorre o painel "R-Sports: As Competições de Robótica como modalidade esportiva" na Livraria Jaqueira. Das 14h às 15h, haverá a "Oficina 2: Introdução à Robótica com WeDo" para a EM Padre Anchieta, e das 14h30 às 15h30, a oficina "Arduino para iniciantes" será ministrada por Antônio, Gilson e Naidja na Arena IA - ETE Porto Digital. Das 15h às 16h, a Mesa 2 tratará de "Educomunicação e Cultura Digital" com mediação de Talita Nascimento na Arena Educação, enquanto a "Mesa 1: Tecnologia e Primeira Infância" ocorre no Laboratório da Primeira Infância.
No dia 9 de novembro, não há atividades programadas.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife vai estar presente nas atividades do Rec’n’Play 2024, debatendo a cidade como instrumento de inovação; políticas públicas de fomento às atividades econômicas de matriz tecnológica, além de formas de promover o empreendedorismo, a sustentabilidade, a inclusão e a diversidade do mercado de trabalho.
Vale destacar que, no dia 7 de novembro, o painel “Tech Divas - uma política pública para empoderar as mulheres no mundo da tecnologia” vai debater a presença feminina no mercado de trabalho da tecnologia e o caminho traçado pelo programa Tech Divas para reduzir essa disparidade de gênero e ofertar mais oportunidades para as mulheres no ecossistema da inovação. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Joana Portela Florêncio, vai comandar a mesa com outras lideranças femininas do setor, para analisar o ambiente para elas e os caminhos para elevar a participação feminina em um segmento dominado por homens.
Já no dia 8 de novembro, o Gerente Geral de Inovação da Sdec, Evisson Lucena, vai apresentar as soluções do 2º Ciclo de Inovação do E.I.T.A! em um debate com outros atores especialistas na área de desenvolvimento econômico e inovação aberta nas cidades, incluso Daniel Pernambucano de Mello, CEO da VerdiEra sustentabilidade – uma startup ambiental especializada na sustentabilização e descarbonização de empresas, eventos, empreendimentos e hábitos –, empresa que participou do 1º Ciclo do EITA! Recife e foi contratada pela Prefeitura ao apresentar a melhor solução no desafio que tratava de Sustentabilidade e Economia Circular Inclusiva.
Além disso, a programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico terá uma Cozinha Show do Recife Criativo, projeto em parceria com o Sebrae para movimentar a atividade gastronômica nas periferias da cidade.
Secretaria de Cultura
Para embalar a programação da edição 2024 do Rec’n’Play, festival de tecnologia, inovação e cultura, que enche de futuro o bairro histórico do Recife Antigo, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife realizarão mais uma edição do Palco Recife Cidade da Música, oferecendo atrações caprichadas e gratuitas para todos os públicos, da cidade e de fora dela, que haverão de se encontrar nas plateias do evento, ciceroneado pelo Porto Digital.
Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, três grandes atrações contratadas pelo poder público municipal, entre outras que irão animar o festival, subirão ao palco, montado pela Prefeitura, na Praça do Arsenal. Na quinta-feira (7), às 20h e 21h30, Joyce Alane e Vanessa da Mata irão se apresentar, representando as tantas e tão potentes vozes e talentos femininos de Pernambuco e do Brasil. Expoente da profícua cena musical local, a cantora e compositora Joyce subirá ao palco da festa o show de seu disco de estreia, “Tudo é Minha Culpa”. Já Vanessa da Mata celebrará no Recife seus 25 anos de carreira e sucessos, num show bem dançante, que vai convidar ao movimento a calorosa, como sempre, e tecnológica, como nunca, plateia recifense. Na sexta (8), às 20h, Almério apresentará sua voz e performance inconfundíveis no show “Nesse exato momento”, com músicas de seu quarto álbum, lançado no último mês de abril.
ESTRUTURA – O Palco Recife Cidade da Música, com 16 metros de frente e 12 metros de profundidade, foi montado pelo poder público municipal na Rua do Observatório. Um segundo palco, de menor porte (8X6), para abrigar outras programações culturais do REC’n’Play, também foi montado na Rua do Bom Jesus pela Prefeitura, que é um dos dois maiores apoiadores do festival tecnológico, que projeta a inovação, a cultura e o peculiar arranjo entre as duas coisas que se confirma no Recife, cidade que até a Unesco atestou ser musical. Nesse segundo palco, haverá jornada de MCs, comandada pelo DJ Big, do dia 6 ao dia 9, das 14h até meia-noite todos os dias, com exceção do sábado, quando a programação começa às 10h.
ECRIATIVA – Por falar em Unesco, os shows do Rec’n’Play serão prestigiados por uma delegação com representantes das cidades brasileiras reconhecidas pela agência da ONU por seu compromisso com a criatividade como motor de desenvolvimento sustentável. O grupo estará na cidade para participar da VII ECriativa, primeira reunião da Rede de Cidades Criativas da UNESCO no Brasil sediada no Recife.
Secretaria de Meio Ambiente
No dia 7 de novembro (quinta-feira), das 10h às 11h, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), Oscar Barreto, juntamente com a chefe de Divisão da Unidade de Conservação e Educação Ambiental, Yasodhara Lacerda, irão ministrar uma palestra intitulada: "A sustentabilidade ambiental e o futuro que nos conecta". Na ocasião, vão expor os eixos estruturadores da Política Ambiental da cidade, tais como: Educação Ambiental, Arborização e Sustentabilidade Hídrica em um panorama de conexão territorial por meio dos corpos d'água e áreas verdes protegidas. Além disso, serão discutidos o uso potencial da tecnologia para o desenvolvimento das ações dos eixos estruturadores da política de sustentabilidade. O evento acontecerá no auditório da Cesar School, situada na Avenida Cais do Apolo, 77.
Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional
Quase ninguém resiste a uma feirinha, não é mesmo? Por isso, no Recn'play não vão faltar os empreendedores e artesãos do Prodarte, que estarão comercializando os seus produtos na Rua do Bom Jesus.
O Programa selecionou 12 pessoas, entre dezenas de inscritos, que estarão oferecendo desde opções gastronômicas até artesanato e produtos geek. Os escolhidos tiveram seus produtos escolhidos pela curadoria do Programa.
A Feira de Empreendedorismo do Prodarte no Recn'play acontece todos os anos. Nesta edição, será instalada na Rua do Bom Jesus, em frente à Casa Zero. Os horários de funcionamento são diferenciados: nos dias 6, 7 e 8, a partir das 12h, e no dia 9, às 10h.
Secretaria de Segurança Cidadã
A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela paz, vinculadas à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, participarão do Rec n’Play pela quinta vez em 2024, apresentando uma programação pensada a partir das novas tecnologias aplicadas à educação, à formação cidadã, à participação social e à cultura de paz.
“Desde 2018, a Secretaria de Segurança Cidadã integra a grade do Rec n’Play buscando trabalhar o conceito de figital a partir do diálogo com as periferias, porque enxergamos a grande potência criativa que há no Recife periférico, além de entendermos que não há cidade realmente desenvolvida que não considere as premissas da integração e da inclusão”, diz Gabriel Cavalcante, secretário de segurança cidadã do Recife.
Em 2024, as Redes Compaz e de Bibliotecas pela Paz abordarão nos dias 6, 7 e 8, temas como jogos digitais e educação, conexões humanizadas e cultura de paz nas comunidades.
Confira a programação completa:
HUMANIZAR PARA CONECTAR
Debate sobre as experiências do Ponto de Leitura no Hospital do Idoso e da Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna (antiga Passarela do Pina). Duas realidades diferentes, mas conectadas pelo mundo da leitura. Histórias, livros, leituras e jogos tem o poder de acalmar e acalentar o coração de pacientes em tratamento. Muito mais que cursos e ferramentas de tecnologia, humanizar é proporcionar acesso a novas oportunidades para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
06/11 – 14h15 às 15h (45 minutos)
Local: Cesar Brum - Rua do Brum, 77, sala 14
Participantes:
Tereza Marinho
Bibliotecária-documentalista, formada pela UFPE, é pós graduanda em Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais pela FACUMINAS e produtora cultural nas áreas de literatura e fruição cultural. Atua nas áreas de arquivologia, gestão de bibliotecas especializadas, gestão de centros de documentação e nos últimos 20 anos dedica-se à gestão de bibliotecas públicas e consultoria para estudo e implantação de unidades de informação. Há nove anos é Gerente da Rede de Bibliotecas pela Paz do Recife, que conta com nove bibliotecas públicas municipais e dois pontos de leitura.
Larissa Santos
Graduada em Biblioteconomia pela UFPE e pós graduanda em Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais pela FACUMINAS, Larissa é Gestora da Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna.
HISTÓRIAS INFANTIS PARA GENTE GRANDE
Debate sobre contação de histórias como instrumento de conexão entre pais e filhos.
06/11 – 15h55 às 16h40 (45 minutos)
Local: Cesar Tiradentes - Rua Bione, Cais do Apolo, 220, sala 1
Participantes:
Caroline Teodosio
Mulher negra, mãe de Prince, Caroline é ormada em Pedagogia pela UNINABUCO e em Fotografia pela Oi Kabum - Escola de Arte e Tecnologia. Também é atriz, pedagoga, descobridora da primeira infância, arte-educadora e mediadora de leitura na Rede Compaz.
Palas Camila Lustosa Cavalcanti Alves
Mãe, pernambucana, pedagoga, educadora popular e arte educadora da Rede de Bibliotecas Pela Paz, Palas é idealizadora da Mostra Cine Rua Infantil e do primeiro Festival Literário das Periferias (FLIPEFIRA).
UMA VOZ, NOSSA VOZ, VOZES DA PERIFERIA
Debate que abordará a importância de ressignificar as jornadas e ser voz ativa em um mundo hiperconectado.
07/11 – 13h15 às 14h (45 minutos)
Local: MU AFRO - Rua Mariz e Barros, 328, Recife Antigo
Participantes:
Alice Melo
Alice Melo é uma jovem ativista, membro do NUCA Ibura e criadora do Cineclub Ibura, espaço cultural que promove sessões de cinema com filmes e curtas regionais, seguidas de debates e mostras culturais. Alice também faz parte da rede Reimaginando Futuros da UNICEF, atuando em frentes como as mudanças climáticas e a defesa dos povos tradicionais e originários.
Cláudio Valente
Cláudio Valente é cientista social graduado pela UFPE e mestrando em Sociologia na mesma instituição. Fundador e professor de Sociologia do Pré-Vest Ibura, o maior pré-vestibular popular de Recife, Cláudio dedica-se à democratização do acesso à educação de qualidade. É Embaixador de juventude pelo Escritório de Drogas e Crimes das Nações Unidas (UNODC) e representa o Brasil no fórum juvenil global GenJust, uma plataforma focada em questões de justiça e direitos da juventude em nível global.
Pamela Emilayne
Pamela é empreendedora, mentora, palestrante e produtora de eventos. Participou do extinto Programa Trampolim, que acolhia jovens egressos da Funase e usuários em liberdade assistida. Hoje, tornou-se referência para a sua comunidade, o Ibura, como mulher empoderada e inspiradora.
GAMERS ON
A importância dos jogos digitais como ferramenta de educação.
07/11 – 16h30 às 17h15 (45 minutos)
Local: Livraria Jaqueira - Rua Madre de Deus, Recife Antigo
Participantes:
Isabel Hermínio
Bibliotecária, apaixonada por games e presidente de uma torcida de League of Legends (LOL), Isabel usa sua experiência no mundo dos jogos para promover eventos e atividades que conectam conhecimento, entretenimento e educação, unindo a cultura gamer à promoção da leitura e do aprendizado contínuo.
Rafael Nasper
CEO e Fundador da Mangrove Game Studio. Game Designer e Game producer. Criador do jogo Mangueboy.
Kleber Silva
Professor de tecnologia da informação na Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna, ensina programação de jogos desde 2020. Kleber também é cofundador da comunidade Aprendiz de Game Dev, onde conecta e engaja entusiastas e profissionais do desenvolvimento de jogos de todo o Brasil.
HACKEANDO A COMUNIDADE: IMPLEMENTANDO UMA CULTURA DE PAZ
A Rede Compaz já é uma realidade no caminho da valorização das políticas de segurança cidadã e cultura de paz. A Prefeitura do Recife, em conjunto com atores da iniciativa privada e parcerias com organizações do terceiro setor, atuam utilizando soluções criativas e intervenções urbanas como facilitadoras da construção de ambientes urbanos mais seguros.
08/11 – 13h50 às 15h20 (1 hora e 30 minutos)
Local: Cesar Brum - Rua do Brum, 77 (auditório)
Participantes:
Gabriel Cavalcante
Graduado em publicidade e propaganda e servidor público desde 2006, Gabriel, além de assessor e secretário parlamentar, foi gerente geral de Relações Institucionais e chefe de gabinete da Vice Governadoria de Pernambuco, atuando como articulador entre as diversas instâncias da gestão estadual. Em 2023, assumiu a presidência da Junta Comercial de Pernambuco – JUCEPE, que subiu onze pontos no ranking nacional durante sua administração. Desde maio de 2024, é secretário de Segurança Cidadã do Recife, onde coordena as ações da Rede Compaz, Rede de Bibliotecas pela Paz e Guarda Civil Municipal do Recife.
Murilo Cavalcanti
Idealizador da Rede Compaz, Murilo foi secretário de Segurança Cidadã do Recife durante onze anos, tendo coordenado a implantação e gestão da política pública mais premiada do Brasil. É professor do curso de pós-graduação em Segurança e Urbanismo Social no Insper, em São Paulo.
Elisabete Godinho
Advogada, de ancestralidade Caiapó, Elisabete é formada pela Universidade Católica de Pernambuco e atualmente secretária executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Integrante da coordenação colegiada do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, titular do Comitê Municipal de Primeira Infância, do Comitê Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa e do Comitê Municipal para migrantes, atuou na implantação e execução de redes como a Rede de Prevenção e Mediação de Conflitos, Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos e Rede Nacional do Programa Federal de Proteção à Vítimas, Testemunhas e Familiares de Vítimas da Violência.
Secretaria de Turismo e Lazer e Gabinete do Recentro
A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife (Setur-L) e o Gabinete do Centro (Recentro) integram a programação do REC’n’Play 2024, que terá início no próximo dia 6 de novembro. A presença das pastas no evento incluirá a promoção de atividades variadas, como oficinas, uma rodada de negócios e oportunidades de acesso à arte, cultura e história do Recife.
No dia 6 de novembro, a Setur-L e o Recentro lideram a oficina “Turismo Acessível” na E.T.E Porto Digital, com o objetivo de compartilhar as iniciativas de acessibilidade já em prática e incentivar o desenvolvimento de novos produtos voltados para o turismo acessível.
No dia 7 de novembro, no MUAFRO, será realizada a oficina “Comunicação no setor público: Desafios da gerência de comunicação de turismo da Prefeitura do Recife”. Em uma roda de conversa, serão discutidos os desafios e estratégias de comunicação para aproximar a secretaria da população, priorizando eficiência e agilidade em uma era de informações rápidas e limitados recursos.
A Setur-L e o Recentro também organizam o “Quiz Recife é pra ficar”, um jogo de tabuleiro humano com perguntas sobre a cidade, e, durante os quatro dias de evento, a orquestra de frevo “Recife é pra ficar frevando” animará a Rua dos Amores na hora do almoço.
Outro destaque é a edição especial do projeto Olha! Recife, que ocorre no dia 7 de novembro, às 14h, com o roteiro “Um passo à frente e você não está no mesmo lugar”, celebrando o manguebeat e a memória de Chico Science.
No dia 8 de novembro, a Escola de Turismo do Recife, em parceria com o Sebrae Pernambuco, apresenta o “Demonday Programa Play no Turismo” no Cesar Tiradentes. O evento exibirá protótipos e soluções criadas pelas empresas participantes do programa, destacando inovação no setor turístico.
Nos dias 7 e 8 de novembro, das 10h às 19h, a Rua dos Amores recebe a Feira Criativa Bora Bora, com 40 empreendedores de produtos artesanais. Na sexta-feira, das 13h às 15h, a Casa Zero - Arena ESG sediará uma mesa redonda com o secretário executivo João Paulo sobre “Transformação de territórios a partir de coalizões”, abordando a colaboração entre setores para revitalização urbana.
No sábado (9), duas atividades voltadas para as crianças estão previstas: “Brincando no Pilar”, das 9h às 12h na Rua Primavera, em parceria com o Laboratório Cirandar da Casa Criatura, que inaugura uma linha de mobiliário para jogos; e o “Banho de Mangueira no Marco Zero”, às 12h, para refrescar e divertir a criançada. Encerrando o dia, das 19h às 22h, o Rec’n’Play traz o Pagode do Didi, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Recife, para uma apresentação na Rua da Guia.
Autarquia de Urbanização do Recife
Como parte da programação do REC'n'Play, na próxima quinta-feira (7), às 12h30, na Livraria Jaqueira, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) apresentará o projeto Estação da Memória Urbanística, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Pernambuco. Esse projeto tem como principal objetivo preservar e compartilhar a história do desenvolvimento urbano do Recife com toda a sociedade. No centro dessa iniciativa está a criação do primeiro repositório digital da memória urbanística da cidade, que será continuamente atualizado com diversos tipos de materiais, como documentos, fotos, gravações de áudio e vídeos históricos. Além de oferecer um acesso fácil e amplo a esses conteúdos, o projeto também engloba estudos e planejamentos voltados para o futuro crescimento urbanístico do Recife, proporcionando uma ferramenta de aprendizado e inspiração para novas transformações urbanas.
Empresa Municipal de Informática
Debater soluções inovadoras no setor público para a melhoria da prestação de serviço para a população. É com esse objetivo que a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), e o Governo do Estado, através da Agência Estadual de Tecnologia e Informação (ATI) promovem o Gov In Play, com apoio do Governo Federal, por meio do Serpro. Um evento que reúne gestores públicos e privados para pensar, construir e discutir melhorias das políticas públicas para cuidar das pessoas. O encontro acontece nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório Capiba - 11°andar, no prédio do Banco do Brasil, no Bairro do Recife. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo formulário disponível no site http://govinplay.rec.br/.
Com o tema “Reimaginando o governo: como usar a inovação e a tecnologia para cuidar das pessoas?”, o evento abordará iniciativas transformadoras de inovação, em conjunto com a academia, startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). “O nosso objetivo é promover encontros que possibilitem enxergar projetos, programas e iniciativas voltadas para a inovação no setor público com foco nas pessoas e numa cidade mais conectada. Tudo isso estará no centro das discussões e das experiências que vão ser apresentadas em dois dias intensos de trabalho”, afirma Breno Alencar, diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel.
De acordo com o gerente de Relacionamento do Governo Digital da ATI José Claudemir Pacheco Júnior, "o Gov in Play exerce um papel fundamental de articulador de redes e processos de inovação dentro da esfera governamental. Tem como principal objetivo trazer pessoas que fazem parte do ecossistema de tecnologia e inovação e pessoas que fazem parte da administração pública, seja federal, estadual ou municipal, para pensar coletivamente em soluções que possam fazer diferença na vida das pessoas e promover um governo mais eficiente e eficaz".
Dentre os temas que serão discutidos, estão: Participação cidadã nos governos; Inteligência artificial e ética no setor público; Inovação aberta e Dados abertos; Cidades inteligentes e Internet das coisas; Direito digital (Inclusão digital e acessibilidade); Desafios climáticos e sustentabilidade; Inovação nas compras públicas; Estratégias de Governo Digital; Governança de dados e Privacidade (segurança da informação).
Planejado para funcionar de forma colaborativa, Gov in Play oportuniza o encontro de órgãos públicos e a sociedade civil a participar ativamente desse grande encontro. A programação traz referências de iniciativas de inovação no setor público com colaboração da sociedade, academia, startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) no processo de inovação. A ideia é fomentar a modernização das rotinas de trabalho dos órgãos públicos e o acesso a serviços oferecidos por essas instituições à população de maneira digital, simples, ágil e segura.