NOTÍCIAS

Cultura | 05.12.12 - 18h35

João da Costa entrega 316 títulos de posse de imóveis a moradores de ZEIS no Recife

Moradores de Brasília Teimosa, Vila São Miguel (Afogados), Vila Felicidade (Caxangá) e Torrões recebem escritura que regulariza suas casas

A partir desta quinta-feira (06), a cidadania bate à porta de 316 famílias com baixa renda que vivem em áreas mais precárias no Recife. O prefeito João Costa entrega os títulos de posse de imóveis de moradores das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) Brasília Teimosa, Vila São Miguel (Afogados), Vila Felicidade (Caxangá) e Torrões. O ato acontece às 10h, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR (Avenida Cais do Apolo, nº 925 – Bairro do Recife).

Com a regularização fundiária dessas áreas, as 316 famílias recebem das mãos do prefeito a escritura de suas casas, o que assegura a solução habitacional para essas pessoas e a legalidade dos imóveis. Com isso, os beneficiários passam a se tornar, oficialmente, proprietários dos imóveis que residem há décadas. Dos 316 títulos de posse emitidos pela Prefeitura do Recife, são 119 em Vila São Miguel; noventa e cinco em Vila Felicidade; trinta e sete em Brasília Teimosa; e 66 nos Torrões.

Todo o processo que culmina com a entrega dos títulos de posse nesta quinta, foi viabilizado por meio da Gerência de Regularização Fundiária, ligada à Diretoria de Urbanização da Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras. Foi realizado um levantamento topográfico dessas áreas, além de um cadastro sócio-econômico junto aos moradores das ZEIS, para identificar todas as famílias com direito a receber os títulos. Eles, agora, recebem a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), o que garante a propriedade definitiva da residência, devidamente registrada no cartório de imóveis.