Prefeitura do Recife prepara comemoração para o Frevo no Pátio de São Pedro

Comemoração contará com diversas orquestras, compositore e passistas. Foto: Divulgação
[/caption]
Comissão que viajou para Paris está otimista para a conquista do título de Patrimônio da Humanidade. A expectativa é que o anúncio da Unesco aconteça nesta quarta-feira (05)
A Prefeitura do Recife já prepara a festa para comemorar a conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade para o Frevo, diante do otimismo da comissão que viajou para Paris para participar da reunião da Unesco. A festa está marcada para acontecer no Pátio de São Pedro, nesta quarta-feira (05), dia no qual a Unesco deve anunciar a confirmação do título durante a 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. A comemoração no Recife contará com diversas orquestras, compositores, cantores, passistas, bonecos gigantes e blocos. A concentração da folia começará às 16h na Praça do Diario, de onde seguem em cortejo até o Pátio de São Pedro, Bairro de São José. A ideia é que os recifenses e turistas possam festejar o título com muita alegria, música e dança, como acontece quando o frevo está em evidência.
Entre os grupos e artistas confirmados para a festa, estão a Orquestra Popular do Recife, do maestro Ademir Araújo; Claudionor Germano; Nonô Germano, Luciano Magno, Ed Carlos, Maestro Duda, André Rio e Gustavo Travassos. Mas essa lista só tende a crescer, já que o frevo é uma grande paixão dos pernambucanos.
Em busca do título de “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, uma comissão, para representar a grande expressão cultural do carnaval pernambucano viajou para a capital francesa, na última segunda-feira (03). A comissão foi formada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy; a presidenta do Iphan, Jurema Machado; a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueirêdo; e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro; entre músicos, bailarinos, carnavalescos e pesquisadores.
Na reunião da Unesco, passistas, músicos, integrantes de blocos líricos, bonequeiro, porta-estandarte e flabelista irão realizar uma apresentação ao vivo que pretende sensibilizar e envolver os avaliadores para a beleza e pluralidade do frevo, que se expressa através da música, da dança e da plasticidade das fantasias.
O Frevo é a única expressão da cultura brasileira que será avaliada nesta ocasião. O gênero musical está entre 36 propostas que serão analisadas para a inscrição na “Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”.
Confira aqui a lista das candidaturas:
http://www.unesco.org/culture/ich/index.php?lg=en&pg=00520
TRAJETÓRIA - Desde 2007, o Frevo tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil, uma conquista alcançada no ano do seu centenário. A pré-candidatura do gênero musical a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi realizada em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de inscrição com documentação elaborada pela Prefeitura do Recife.
Em 2011, foi instituído o Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, a partir do 1º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, numa parceria entre o Iphan e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. Em outubro deste ano, ocorreu a inserção oficial da candidatura do Frevo na pauta da 7ª Reunião do Comitê Intergovernamental da Unesco.