NOTÍCIAS

Cultura | 05.12.14 - 14h05

Prefeito Geraldo Julio fecha acordo e garante mais um ano de Ciclofaixa de Turismo e Lazer

O prefeito se reuniu com a direção do banco Itaú, empresa que patrocina integralmente a ciclofaixa, nesta sexta (5), em São Paulo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, equipamento que já é sucesso entre os recifenses, está garantido por, pelo menos, mais um ano na capital pernambucana. O prefeito Geraldo Julio, em reunião no fim da manhã desta sexta-feira (5), em São Paulo, com a direção do banco Itaú, fechou acordo com a empresa para que a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que reúne cerca de 17 mil recifenses todo domingo e feriado, funcione até março de 2016

Como o contrato com o Itaú, que custeia toda a despesa do equipamento, é anual e, tanto a Prefeitura do Recife como o banco avaliaram como uma iniciativa de sucesso, um novo acordo foi assinado.

De acordo com o prefeito, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer tem levado os recifenses de volta às ruas da cidade, junto com outros projetos que integram o programa Recife, Cidade das Pessoas. "Com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o recifense voltou para as ruas. Juntando com outros projetos, como Recife Antigo de Coração, Recife de Coração nos Bairros, Lazer na Rua e Academia Recife, a população está redescobrindo a cidade. Com isso, ficamos muito felizes de podermos contar com mais um ano de ciclofaixa", avaliou Geraldo Julio.

O vice-presidente Executivo do Itaú, Zeca Rudge, explicou que a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife é um programa de sucesso e não passa pela cabeça da direção de acabar com o projeto. Também participou da reunião com o prefeito, quando ainda se discutiu novas possíveis parcerias entre a prefeitura e o Itaú, a Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, Simone Gallo Azevêdo.

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, afirmou que a ciclofaixa já faz parte da rotina da população. "A renovação da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Itaú é fundamental para a política de ocupação dos espaços públicos, desenvolvida pela gestão do prefeito Geraldo Julio. Um programa que se tornou parte da vida dos recifenses", pontuou o secretário.

Aos domingos e feriados, das 7h às 16h, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano, reserva um espaço em várias vias da cidade para tráfego exclusivo de bicicletas, skates e patins.

O projeto foi implantado em março de 2013 e, a cada dia de Ciclofaixa, uma média de 17 mil pessoas participam. O percurso corta 31 bairros da Cidade, interligando as zonas Norte, Sul e Oeste, totalizando 36,5 quilômetros de faixa exclusiva. O ponto de convergência entre as três rotas é o Marco Zero, no Recife Antigo.

Para quem vem da Zona Norte, o passeio contempla paisagens como o Parque Santana, Mercado de Casa Amarela, Sítio Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque 13 de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro de Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Centro de Artesanato, além do próprio Marco Zero.

Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas.

No trajeto da Zona Oeste, o ciclista pode conhecer a Lagoa do Araçá, Praça Chora Menino, Hotel Central, Praça Maciel Pinheiro, Ponte da Boa Vista, Igreja Matriz da Boa Vista, Casa da Cultura e muitos outros.

O trecho mais recente, inaugurado no dia 12 de outubro, faz a conexão entre os parques da Jaqueira e Santana, passando pelo seguinte trajeto: Avenida Parnamirim, Rua João Tude de Melo, Rua Doutor João Santos Filho, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, Rua Igarassu, Rua Afonso Albuquerque Melo e Rua Jorge Gomes de Sá.