NOTÍCIAS

Cultura | 05.12.14 - 18h03

Prefeitura do Recife inaugura laboratório de ciências e salas de matemática da Escola Pedro Augusto

O laboratório é o 2º implantado nas escolas integrais. Os alunos participaram de experimentos químicos durante a inauguração. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta sexta-feira (5), o laboratório de ciências e salas temáticas de ciências e matemática da Escola Municipal de Ensino Integral (EMTI) Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista. O laboratório é o segundo implantado nas escolas integrais da Rede Municipal de Ensino e, ao lado das salas temáticas de ciências, fazem parte do Projeto Sabiah!, resultado de uma parceria da Secretaria de Educação com a Abramundo, que é uma empresa brasileira especializada em métodos de ensino de Ciências no Ensino Fundamental.

As duas salas de matemática são uma outra parceria da Secretaria com a Mind Lab, que é uma empresa reconhecida no mundo inteiro por fazer pesquisas e desenvolver tecnologias educacionais inovadoras. Na Rede Municipal, a instituição implantou o Programa Mente Inovadora em 36 escolas e duas creches para estimular os alunos a pensar de forma criativa utilizando jogos de raciocínio nas aulas. As salas de matemática foram implantadas nas cinco escolas integrais do Recife. “É impressionante a alegria que a gente tem com mais essa inauguração. O laboratório e as salas nos mostram que podemos transformar o conhecimento da sala de aula em coisas boas para o mundo”, declarou Beth Medeiros, gerente-geral de Educação Integral da Secretaria de Educação do Recife.

Gustavo Lima, estudante do 9º ano da EMTI Pedro Augusto, aprovou a experiência com o laboratório. “Vai dar pra aprender bastante. O laboratório é muito legal, é confortável, tem um ambiente climatizado. Dá pra fazer muitos experimentos”, disse. De acordo com o secretário de Educação, Jorge Vieira, a intenção da Prefeitura do Recife, com o investimento de R$ 16 milhões no projeto, é mesclar o conhecimento adquirido na teoria com a prática. “Queremos tirar a ideia de aprender só com o livro e ir para a prática. Investindo na educação das crianças estamos investindo no futuro”, completou.
O primeiro laboratório de ciências foi inaugurado na EMTI Nadir Colaço, no bairro da Macaxeira, em novembro deste ano. A expectativa é expandir os laboratórios para todas as unidades de ensino integral da Prefeitura. As próximas escolas a serem contempladas com o espaço são Dom Bosco (Jardim São Paulo), Divino Espírito Santo (Caxangá) e Antônio Heráclio do Rego (Fundão). As salas temáticas serão entregues às 36 escolas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), para uso de cerca de 14 mil alunos.

O Sabiah! É uma expansão para o Recife do Programa Ciência e Tecnologia com Criatividade (CTC), da Abramundo. De acordo com o diretor da empresa, as ciências ficavam em segundo plano na educação do Brasil e este cenário está mudando. “Daqui a um tempo, os alunos serão avaliados pelos conhecimentos em Física, Química e Biologia também. Nosso método é para apoiar os alunos a terem um currículo cada vez melhor dessas disciplinas. Eles testam as hipóteses nos laboratórios, aprendem com os erros e solidificam o aprendizado”, disse Ricardo Uzal Garcia, diretor da Abramundo.

Elisafan Guilherme, aluno do 9º ano da EMTI Pedro Augusto participou da aula de inauguração do laboratório na escola e aprovou o resultado. “Foi a primeira vez que fiz reações químicas, que vi a prática e é muito interessante. Fica mais fácil de aprender”, contou o estudante. Segundo a diretora de Relações Institucionais da Abramundo, os alunos também poderão estudar o funcionamento dos organismos e a fenomenologia das ciências da natureza como um todo. “Nós iremos formar professores para apoiar as ações cotidianas da Prefeitura do Recife, que é a primeira do Brasil a estar plenamente envolvida e comprometida a colocar a ciência em primeiro plano. Isso é visionário, por parte da gestão. E nós da Abramundo acreditamos nas políticas públicas dessa Secretaria”, relatou Sílvia.

O objetivo do projeto Sabiah! é contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tendo em vista a avaliação de 2015, que vai incluir ciências, além das disciplinas de português e matemática, já cobradas nos anos anteriores. O contato com as práticas experimentais de investigação dão ao estudante a possibilidade de conhecer materiais e discutir conteúdos que eles não teriam acesso no método tradicional de ensino.

PREMIAÇÃO DA FLL – Durante o evento na EMTI Pedro Augusto, aconteceu a premiação do 1º Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) da Rede Municipal, que aconteceu na quinta-feira (4), na quadra da escola. Os alunos das 12 equipes mais bem colocadas na competição receberam troféus da equipe da Secretaria de Educação e da Lego Zoom Education, parceira da Prefeitura do Recife na implantação do programa Robótica na Escola. Os 12 grupos – compostos por 8 alunos cada – irão viajar para o Rio Grande do Norte no próximo domingo (7) para participar da FLL regional, que acontecerá nos dias 8 e 9. Todas as despesas da viagem foram pagas pela equipe da Lego.